Surto de toxoplasmose no RS tem origem na água, diz ministro

Ministro da Saúde diz que água é origem do surto de toxoplasmose

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou nesta quinta-feira, 21, que o surto de toxoplasmose na cidade de Santa Maria (RS) tem origem na água contaminada. A declaração foi feita durante uma entrevista a Rádio Gaúcha. Só este ano, a cidade registrou 569 casos, o maior surto da doença já registrado no país.

Ainda de acordo com o ministro, agora os esforços estão direcionados para descobrir como essa água que abastece a cidade foi contaminada.

Após a declaração de Occhi, o Ministério da Saúde divulgou uma nota em que diz que a água é a provável causa, mas que a investigação continua em aberto. Já foram descartadas outras origens, como consumo de carne suína, frango, carne bovina e frutas.

A Prefeitura da cidade, por sua vez, disse que a informação é divergente daquilo que foi divulgado pelos técnicos e pelo coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, que estavam em um trabalho de investigação na cidade. De acordo com a prefeitura, os técnicos enfatizaram que os dados eram preliminares e era necessária uma análise cuidadosa e criteriosa do material coletado, o que demandaria um tempo maior que o desejado.

Casos em Santa Maria

Santa Maria registrou os primeiros casos em fevereiro, mas só em abril o sinal de alerta foi dado para autoridades sanitárias. Dos 569 pessoas com toxoplasmose, 50 são gestantes e sete, bebês que contraíram a infecção ainda no útero materno. Também foram confirmados dois abortos e três óbitos fetais. 312 casos seguem em investigação.

Mais sobre a toxoplasmose

Toxoplasmose é causada por um protozoário

A toxoplasmose é uma doença uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que afeta humanos e animais.

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

A infeção pode ocorrer por três vias:

  • Ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados
  • Ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro
  • Por intermédio de infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.

Algumas dicas importantes para evitar doenças:

  •  Lave as mãos regularmente antes, durante e após a preparação dos alimentos; ao manusear objetos sujos e depois de tocar em animais;
  •  Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, devem ser lavados e desinfetados;
  •  Para desinfecção de hortifruti (frutas, legumes e verduras) deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;
  • Evite o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (saladas, carnes, dentre outros);
  •  Assegure-se de que os alimentos cozidos estejam mantidos sob a temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos);
  • Consuma leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não beba leite nem seus derivados crus;
  • O congelamento dos produtos cárneos (-18ºC) por 7 dias elimina a maioria de cistos teciduais causadores da toxoplasmose;
  •  Na hora de cozinhar, evite o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada;
  •  Evite ter contato com água de rios, lagos, mares e piscinas cuja água seja/esteja contaminada;
  •  Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida;
  •  Quando estiver em dúvida quanto à potabilidade da água de beber, recomenda-se fervê-la ou tratá-la com solução de hipoclorito de sódio a 2,5 %. Coloque 2 gotas em 1 litro de água e aguarde por 30 minutos antes de consumir. Cuidado para não utilizar soluções comerciais com hipoclorito de sódio a 2,5% que também tenham alvejantes na composição.

Saiba mais sobre os fatores de riscos, as causas e os tipos de toxoplasmose no site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre.

Leia também: