Surto na China: o que é Mycoplasma pneumoniae que atinge crianças?
Aumento de casos no país asiático fez a OMS pedir informações detalhadas sobre a situação
O governo chinês, após pressão da Organização Mundial da Saúde (OMS), esclareceu que o surto de doença respiratória no país está sendo provocado por Mycoplasma pneumoniae, que causa um tipo comum de pneumonia bacteriana em crianças.
Ao órgão, as autoridades chinesas disseram que não houve detecção de nenhum novo patógeno fora do usual nem sintomas clínicos inesperados.
O alerta sobre uma pneumonia até então não identificada foi soado pelo serviço ProMED, um portal de monitoramento de doenças.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Os casos foram registrados em diferentes localidades, como Pequim e Liaoning, cidades que ficam a quase 800 km de distância uma da outra. E havia relatos de que hospitais pediátricos estavam sobrecarregados de doentes.
Desde outubro, a China diz ter aperfeiçoado a vigilância de doenças respiratórias, cobrindo um amplo espectro de vírus e bactérias, incluindo pela primeira vez a Mycoplasma pneumoniae.
De acordo com a OMS, isso pode ter contribuído para o aumento observado na detecção das doenças em crianças.
O que explica o surto?
As autoridades de saúde chinesas explicaram que nos últimos três anos, a incidência de doenças respiratórias diminuiu devido às medidas de prevenção e controle da pandemia.
No entanto, esta situação pode ter levado a uma imunidade pouco desenvolvida, especialmente nas crianças. E com o fim das restrições da covid-19, encontrou brechas para se espalhar mais livremente.
Portanto, especialistas acreditam que o número de infecções por Mycoplasma pneumoniae este ano poderá aumentar significativamente em comparação com os três anos anteriores.
O que é Mycoplasma pneumoniae?
A Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas, causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana.
A infecção é frequentemente vista em cenários comunitários de contato próximo, como escolas, bases militares, universidades, asilo e hospitais.
O Mycoplasma pneumoniae se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções durante tosse, espirro e coriza.
Essa pneumonia é também chamada de pneumonia atípica porque os sintomas são diferentes daqueles da pneumonia causada por outras bactérias comuns.
Sintomas
Os sintomas costumam ser leves e aparecem ao longo de 1 a 3 semanas. A maioria das pessoas apresenta sintomas de infecção do trato respiratório superior, como:
- febre
- tosse
- dor de garganta
- congestão nasal
- coriza
Um pequeno número de casos pode desenvolver um quadro mais grave, com febre alta repetida e tosse intensa.
A OMS recomendou que as pessoas na China reforcem as medidas preventivas, como higiene das mãos e uso de máscaras.
Atualmente, não existe vacina específica disponível para a prevenção da infecção.