SUS inicia vacinação de meninos contra HPV
A partir deste ano, meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS, em postos de vacinação de todo o Brasil. O anunciou foi feito pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira 3.
O Ministério da Saúde tem a expectativa de que mais de 3 milhões de garotos sejam imunizados ao longo deste ano, através de seis milhões de doses do medicamento.
Para o ministro da Saúde Ricardo Barros, “a inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis”.
Ainda receberão as doses as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é que 500 mil adolescentes estejam nessa situação.
HPV/ meninos
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
HPV/ meninas
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.