O que explica a relação entre tamanho do dedo e gravidade da covid?
Segundo pesquisadores, comprimento dos dedos pode ajudar a identificar os grupos de maior risco
Pode até parecer uma relação sem pé nem cabeça, mas cientistas afirmam que, sim, o tamanho do dedo de uma pessoa pode indicar qual será a gravidade da covid-19.
A conclusão é de um estudo publicado na revista Scientific Reports. De acordo com os pesquisadores, a associação é determinada pelos baixos níveis de testosterona e altos de estrogênio, características presentes entre os pacientes hospitalizados com a forma grave de covid-19.
Segundos os autores do estudo, é amplamente reconhecido que o dedo anelar mais longo é um marcador de níveis mais altos de testosterona, enquanto que o dedo indicador mais longo é um marcador de níveis mais altos de estrogênio.
“Diferenças nas proporções digitais em pacientes hospitalizados sustentam a visão de que indivíduos que experimentaram baixa testosterona ou alto estrogênio são propensos à expressão grave de covid-19”, escrevem os cientistas da Swansea University, do Reino Unido, e da Medical University of Lodz, da Polônia.
A conclusão veio após a análise de 54 pacientes hospitalizados com covid-19. As diferentes proporções de comprimento dos dedos com a gravidade da doença desse grupo foram comparadas a 100 pessoas saudáveis.
Segundo os pesquisadores, apesar da amostragem pequena, a descoberta é significativo porque poderia ajudar a identificar com mais precisão quem provavelmente está propenso a covid-19 grave.