Tatuagens podem causar câncer de pele ou de sangue?
Algumas tintas de tatuagem contêm carcinógenos, que são substâncias com potencial de desencadear a doença
Algumas pesquisas encontraram uma ligação entre tatuagens e um risco aumentado de câncer. Evidências recentes sugerem que o risco é maior de câncer no sangue, em particular.
Que mecanismos podem explicar esta ligação? As pessoas deveriam realmente se preocupar com as implicações para a saúde de fazer uma tatuagem?
As tatuagens realmente causam câncer no sangue?
Recentemente, os pesquisadores têm se concentrado nas maneiras pelas quais a tatuagem pode afetar a saúde física de uma pessoa a longo prazo.
Um estudo, publicado na Applied and Environmental Microbiology no início de julho de 2024, testou amostras de 75 tintas de tatuagem e maquiagem permanente e descobriu que 26 delas estavam contaminadas com bactérias causadoras de infecções.
Estes incluíam Staphylococcus epidermidis, uma infecção que pode causar complicações graves de saúde, e Cutibacterium acnes, que causa acne.
Mais preocupante ainda, um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, publicado na revista eClinical Medicine no mês anterior, descobriu que tatuagens de qualquer tamanho estavam associadas a uma ligação 21% maior ao linfoma, um tipo de câncer do sangue.
Para identificar esta ligação, os investigadores analisaram dados de 11.905 participantes, concentrando-se em pessoas que tinham entre 20 e 60 anos de idade, quando receberam um diagnóstico de linfoma, entre 2007 e 2017.
De todas as pessoas, 2.938 tinham linfoma e 54% deste grupo responderam a um questionário sobre tatuagens.
Daqueles com linfoma, 21% deles, 289, tinham tatuagens, em comparação com o grupo de controle de 735 que não tinham linfoma.
Depois de considerar variáveis como tabagismo e idade, os pesquisadores descobriram que indivíduos com tatuagens enfrentavam um risco 21% maior de desenvolver linfoma.
Os pesquisadores especulam que essa ligação poderia se dar pela “inflamação de baixo grau” no corpo, o que potencialmente leva ao câncer.
Mas como a tatuagem poderia aumentar o risco de câncer?
A ideia de que tatuagens aumentam o risco de câncer no sangue, como leucemia, é baseada em preocupações com os componentes químicos presentes nas tintas de tatuagem e a possível reação do corpo a esses materiais.
Para obter o efeito permanente, a tinta de tatuagem é injetada na derme – a camada mais profunda da pele – e permanece na pele por toda a vida.
Com o tempo, os macrófagos absorvem pigmento e podem transportá-lo para o sistema linfático e os gânglios linfáticos.
Isso significa que outros tecidos do corpo podem ser expostos a materiais potencialmente cancerígenos na tinta da tatuagem.
Uma revisão recente descobriu que o número de cânceres de pele em pele com tatuagem era baixo e, portanto, parece coincidência.
No entanto, vários carcinógenos encontrados em tintas de tatuagem foram associados a cânceres em outras partes do corpo, como fígado ou bexiga.
Algumas das razões pelas quais tatuagens podem estar associadas a um risco maior de câncer são:
-
Composição química das tintas
As tintas de tatuagem contêm vários pigmentos, metais pesados (como chumbo, cádmio, níquel), e outras substâncias químicas que podem ser tóxicas.
Alguns desses compostos têm potencial carcinogênico, ou seja, podem contribuir para o desenvolvimento de cânceres no corpo ao longo do tempo.
-
Resposta imunológica
Quando a tinta é injetada na pele, o sistema imunológico a reconhece como um corpo estranho.
Algumas partículas de tinta podem ser transportadas para os nódulos linfáticos, onde permanecem por anos.
Esse acúmulo pode, em teoria, desencadear uma resposta inflamatória crônica, o que, em casos raros, poderia aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, incluindo cânceres hematológicos.
-
Reações tóxicas a longo prazo
Embora a maioria das tatuagens não cause efeitos adversos imediatos, há preocupações sobre os efeitos de longo prazo da exposição contínua aos componentes químicos das tintas.
Estudos estão em andamento para entender melhor como essas substâncias se comportam no corpo ao longo do tempo e seu potencial de causar mutações celulares.
As evidências de risco de câncer são suficientes pra temer a tatuagem?
Apesar da ligação entre tatuagem e câncer, os autores envolvidos no estudo disseram que são necessárias mais investigações.
Além disso, alguns especialistas argumentam que se tatuagens aumentam significativamente o risco de uma pessoa desenvolver linfoma, pode-se esperar que as taxas de linfoma estejam aumentando junto com a popularidade das tatuagens. No entanto, esse não é o caso.