Teníase: quais os sintomas da verminose em adultos?
O diagnóstico da verminose é através de exames de fezes
O termo teníase refere-se à verminose intestinal causada por tênias, um parasita que pode viver por anos dentro do ser humano.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem três espécies desse verme que causam teníase em humanos. São eles: Taenia solium, Taenia saginata e Taenia asiatica. Apenas o T. solium causa problemas mais sérios à saúde.
Como ocorre a infecção?
A infecção por teníase ocorre quando alguém ingere carne contaminada com as larvas da tênia. A carne contaminada pode ser de boi (no caso da Taenia saginata) ou de porco (no caso da Taenia solium).
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
As larvas da tênia se desenvolvem no músculo do animal e são eliminadas nas fezes. Se o animal não foi abatido de forma adequada, ou se a carne não foi armazenada corretamente, as larvas da tênia podem sobreviver e infectar humanos que consomem a carne crua ou mal cozida.
Sintomas de teníase no intestino
A maioria das pessoas infectadas por teníase no intestino não apresenta sintomas. Quando eles aparecem, eles incluem:
- dor de estômago;
- náusea e vômito;
- falta de apetite;
- fezes soltas;
- diarreia;
- perda de peso;
- gases;
- fraqueza e fadiga;
- desconforto anal (devido à passagem de segmentos da tênia pelas fezes).
Os sintomas geralmente aparecem de duas a três semanas após a infecção e podem durar até algumas semanas. Em casos raros, a tênia pode se alojar em outros órgãos além do intestino, como o cérebro, causando sintomas neurológicos graves.
Infecção de cisto larval
Os sintomas da infecção do cisto larval dependem de onde eles estão causando a doença no corpo.
Cistos larvais no cérebro ou na coluna vertebral podem causar:
- dor de cabeça
- convulsões
- tontura
- dor nervosa na coluna ou membros
- fraqueza muscular
- má coordenação
- mudanças no pensamento ou comportamento
Cistos larvais em outros órgãos pode afetar seu funcionamento. Por exemplo, cistos larvais podem causar doenças graves no fígado, pulmões ou coração.
Os sintomas variam amplamente. Em alguns casos, é possível sentir um nódulo. Também pode haver dor e inchaço no local da infecção do cisto larval.
O diagnóstico da teníase é feito através de exames de fezes, que podem detectar a presença de ovos ou segmentos da tênia nas fezes.
O tratamento utiliza medicamentos que matam a tênia, como o praziquantel ou o nitazoxanida. Em alguns casos, é necessário fazer uma endoscopia para remover os segmentos da tênia que estão presos no intestino.
Como prevenir teníase?
- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Isso é muito importante depois de usar o banheiro, antes de comer e antes e depois de manusear alimentos.
- Lavar frutas e vegetais em água corrente e deixar de molho em água sanitária antes de comê-los, descascá-los ou prepará-los.
- Lavar bem os utensílios de cozinha, como tábuas de cortar, facas e outros utensílios com água e sabão após o contato com carnes cruas ou frutas e vegetais não lavados.
- Não comer carne ou peixe cru ou mal cozido.
- Congelar a carne e peixe pode matar cistos larvais.
- Tratar cães infectados com tênias.