Ter orgasmo pode ajudar a desentupir o nariz, aponta pesquisa

Uma pesquisa premiada de alemães e britânicos acompanhou 18 casais em momentos específicos para fazer a correlação

18/07/2023 00:00

Orgasmo pode ajudar a desentupir o nariz
Orgasmo pode ajudar a desentupir o nariz - iStock/dolgachov

Seu nariz está entupido? Um estudo sugere que sexo pode funcionar como descongestionante nasal. A afirmação é resultado de um estudo realizado por pesquisadores alemães e britânicos que, em 2021, conquistou o Prêmio IgNobel de medicina.

Uma referência descontraída ao Prêmio Nobel, o título anual reconhece estudos científicos inusitados que “primeiro fazem as pessoas rirem e depois pensar”.

Segundo a análise, os efeitos após uma relação sexual que os pesquisadores chamam de satisfatória, onde ambos os parceiros atingem o orgasmo, são semelhantes aos proporcionados por sprays nasais descongestionantes.

A pesquisa é uma parceria entre a Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e o York District Hospital, na Inglaterra.

Resultados dos estudos

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 18 casais heterossexuais em cinco momentos específicos:

  1. Antes do sexo;
  2. Logo após o orgasmo;
  3. 30 minutos após o ato sexual;
  4. Uma hora depois;
  5. Por último, três horas após o momento íntimo.

Os resultados eram registrados somente se ambos atingissem o orgasmo.

No dia seguinte, os mesmos momentos acabaram sendo registrados depois que os participantes aplicaram um spray nasal descongestionante.

Os médicos utilizaram aparelhos específicos para medir a passagem de ar no nariz dos participantes, obtendo resultados positivos: a inspiração pelo nariz melhorou significativamente com efeito semelhante ao produzido pelo spray nasal. Entretanto, essa sensação durou apenas 60 minutos.

Apesar de algumas limitações apontadas pelos pesquisadores, o estudo não é o primeiro a ligar a atividade sexual à saúde nasal.

Em 1897, Wilhelm Fliess, um médico alemão, sugeriu que os órgãos sexuais e o nariz tivessem conexão. Embora sua teoria tenha caído em descrédito na época, a pesquisa recente trouxe um novo desdobramento para a correlação.