Testículo se desloca dentro do corpo após adolescente se agachar
O garoto relatou uma dor aguda na virilha e precisou passar por cirurgia
Um adolescente de 16 anos, de Utah, nos Estados Unidos, sofreu um acidente inusitado. Seu testículo se retraiu e sumiu dentro de seu corpo quando ele se agachou para pegar uma bola de golfe.
O estudo de caso foi detalhado recentemente na revista Urology Case Reports.
Subida testicular
Os médicos descreveram o evento como uma translocação transcanalicular espontânea, rápida e atraumática de um testículo previamente retrátil para o abdômen.
- Se isso aconteceu com você ao nascer suas chances de ter problemas no fígado hoje são maiores
- Como identificar os sintomas da apendicite?
- Câncer testicular: sintomas, diagnóstico e tratamento
- Os sintomas silenciosos do câncer de testículo e como prevenir
De acordo com o relato, o jovem sentiu uma dor “aguda” na virilha enquanto se inclinava para pegar a bola de golfe do gramado.
Quando o adolescente observou sua região íntima, notou que seu testículo esquerdo não estava em seu local habitual. Assustado, ele procurou um hospital com dor abdominal leve contínua com náusea persistente.
Os médicos administraram analgésicos ao paciente e realizaram uma tomografia computadorizada, que revelou que o testículo estava intacto, mas tinha saído do curso. Ele estava no canal que vai do escroto, quase até o abdômen, em uma condição conhecida como “subida testicular”.
Após revisar o histórico médico do paciente, os médicos descobriram que ele sofria de testículo esquerdo retrátil desde os 11 anos.
Esta condição ocorre quando o testículo de um menino desce normalmente durante a puberdade, mas não permanece no lugar, muitas vezes indo e voltando entre o escroto e a virilha.
No caso do adolescente, ele tinha uma condição conhecida como patente do processo vaginal, da qual vinha sofrendo desde o útero.
No ciclo fetal normal, os testículos começam a se desenvolver dentro do abdômen antes de descer para o lugar. Depois, essa bolsa de incubação genital se fecha. Porém, quando o fechamento não ocorre, forma-se um caminho entre esta região e o escroto.
Os cirurgiões conseguiram guiar o testículo de volta e fecharam a abertura para evitar futuros deslocamentos.