TOD: entenda como o Transtorno Opositivo Desafiador manifesta-se na escola
O TOD geralmente é manifestado durante a fase da infância e exige acompanhamento psicológico
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um padrão persistente de comportamento desobediente, hostil e/ou mesmo agressivo que uma criança apresenta em relação a figuras de autoridade.
Na escola, esse comportamento tende a voltar-se contra professores e diretores, mas não somente. A criança com TOD também pode ter problemas com colegas.
Sinais de TOD que podem ser observados na escola
- Discussão frequente com adultos ou figuras de autoridade.
- Explosões frequentes de raiva e forte rebelião contra regras e instruções.
- Atitude provocativa para com adultos e pares.
- Problemas para fazer amigos.
- Baixa tolerância à frustração e dificuldade em lidar com rejeição ou derrota.
- Baixa autoestima.
- Sentimentos de raiva e frustração em crianças (6-8 anos)
- Comportamento impulsivo ou agressivo.
- Tendência em culpar os outros por seus erros.
O que explica o Transtorno Opositivo Desafiador?
Acredita-se que existem alguns fatores que aumentam o risco de uma criança desenvolver transtorno de oposição. Esses fatores são:
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Temperamento: crianças com temperamento que inclui dificuldade em controlar emoções, como aquelas que apresentam reações emocionais intensas em determinadas situações ou dificuldade em tolerar a frustração podem correr maior risco de desenvolver esse transtorno. Isto ocorre particularmente quando, por exemplo, existe também um ambiente familiar violento.
Meio ambiente: o ambiente em que uma criança cresce exerce influência em muitos aspectos. Falta de supervisão dos pais, disciplina inconsistente ou excessivamente rígida e abuso ou negligência, contribuem para o TOD,
Ambiente social adverso: a falta de coesão familiar e a presença de conflitos constantes podem criar um ambiente propício à manifestação de tais comportamentos.
Presença de doença mental nos pais: a presença de doença mental nos pais pode aumentar o risco de uma criança desenvolver TOD. A falta de recursos e apoio adequados para gerir estas condições pode impactar o ambiente familiar e aumentar a probabilidade da criança apresentar comportamentos desafiadores.
Clima escolar e apoio educativo inadequado: um clima escolar negativo, a falta de apoio dos professores e o apoio educativo inadequado podem ter grandes impactos negativos nas crianças, colocando-as em maior risco de desenvolver TOD.
O tratamento é feito com psicoterapia individual associada a psicoterapias dos pais e responsáveis. Ocasionalmente podem ser utilizados medicamentos para reduzir a irritabilidade.