TOD: entenda como o Transtorno Opositivo Desafiador manifesta-se na escola

O TOD geralmente é manifestado durante a fase da infância e exige acompanhamento psicológico

08/11/2024 12:02

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um padrão persistente de comportamento desobediente, hostil e/ou mesmo agressivo que uma criança apresenta em relação a figuras de autoridade.

Na escola, esse comportamento tende a voltar-se contra professores e diretores, mas não somente. A criança com TOD também pode ter problemas com colegas.

Sinais de TOD que podem ser observados na escola

  • Discussão frequente com adultos ou figuras de autoridade.
  • Explosões frequentes de raiva e forte rebelião contra regras e instruções.
  •  Atitude provocativa para com adultos e pares.
  • Problemas para fazer amigos.
  • Baixa tolerância à frustração e dificuldade em lidar com rejeição ou derrota.
  • Baixa autoestima.
  • Sentimentos de raiva e frustração em crianças (6-8 anos)
  • Comportamento impulsivo ou agressivo.
  • Tendência em culpar os outros por seus erros.
A criança com Transtorno Opositivo Desafiador pode ter um comportamento agressivo e de difícil controle
A criança com Transtorno Opositivo Desafiador pode ter um comportamento agressivo e de difícil controle - vesnac/DepositPhotos

O que explica o Transtorno Opositivo Desafiador?

Acredita-se que existem alguns fatores que aumentam o risco de uma criança desenvolver transtorno de oposição. Esses fatores são:

Temperamento: crianças com temperamento que inclui dificuldade em controlar emoções, como aquelas que apresentam reações emocionais intensas em determinadas situações ou dificuldade em tolerar a frustração podem correr maior risco de desenvolver esse transtorno. Isto ocorre particularmente quando, por exemplo, existe também um ambiente familiar violento.

Meio ambiente: o ambiente em que uma criança cresce exerce influência em muitos aspectos. Falta de supervisão dos pais, disciplina inconsistente ou excessivamente rígida e abuso ou negligência, contribuem para o TOD,

Ambiente social adverso: a falta de coesão familiar e a presença de conflitos constantes podem criar um ambiente propício à manifestação de tais comportamentos.

Presença de doença mental nos pais: a presença de doença mental nos pais pode aumentar o risco de uma criança desenvolver TOD. A falta de recursos e apoio adequados para gerir estas condições pode impactar o ambiente familiar e aumentar a probabilidade da criança apresentar comportamentos desafiadores.

Clima escolar e apoio educativo inadequado: um clima escolar negativo, a falta de apoio dos professores e o apoio educativo inadequado podem ter grandes impactos negativos nas crianças, colocando-as em maior risco de desenvolver TOD.

O tratamento é feito com psicoterapia individual associada a psicoterapias dos pais e responsáveis. Ocasionalmente podem ser utilizados medicamentos para reduzir a irritabilidade.