Tontura, sensação de desmaio e mais sintomas de pressão baixa
Veja o que pode causar hipotensão e quando ela é grave
A pressão arterial baixa, também chamada de hipotensão, ocorre quando a pressão arterial é muito menor do que o normal. Isso significa que o coração, o cérebro e outras partes do corpo não recebem sangue suficiente, o que pode causar inúmeros sintomas.
No entanto, algumas pessoas podem ter pressão arterial baixa e não apresentar sintomas, enquanto outras podem ter sintomas mesmo com pressão arterial considerada normal.
O que é pressão baixa?
A pressão arterial é a força que o sangue exerce nas paredes das artérias enquanto circula pelo corpo. Ela é medida em dois números: a pressão sistólica (o número mais alto) e a pressão diastólica (o número mais baixo). O valor normal para a pressão arterial é de cerca de 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio).
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
A pressão baixa, ou hipotensão, é definida como uma pressão arterial abaixo de 90/60 mmHg.
Quais as causas da pressão baixa?
A hipotensão ortostática é causada por uma mudança repentina na posição do corpo. Isso ocorre com mais frequência quando você muda da posição deitada para em pé. Este tipo de pressão arterial baixa geralmente dura apenas alguns segundos ou minutos.
Se esse tipo de pressão arterial baixa ocorrer após a alimentação, é chamada de hipotensão ortostática pós-prandial. Esse tipo geralmente afeta adultos mais velhos, pessoas com pressão alta e pessoas com doença de Parkinson.
A hipotensão neuromediada (NMH) afeta mais frequentemente adultos jovens e crianças. Pode ocorrer quando uma pessoa fica de pé por muito tempo. As crianças geralmente superam esse tipo de hipotensão.
Já a causa da hipotensão grave pode ser perda súbita de sangue (choque), infecção grave, ataque cardíaco ou reação alérgica grave (anafilaxia).
Certos medicamentos e substâncias podem levar à pressão arterial baixa, incluindo:
- álcool
- medicamentos anti-ansiedade
- certos antidepressivos
- diuréticos
- medicamentos para o coração, incluindo os utilizados para tratar a hipertensão arterial e doenças coronárias
- medicamentos usados para cirurgia
- analgésicos
Outras causas de pressão arterial baixa incluem:
- danos nos nervos do diabetes
- alterações no ritmo cardíaco (arritmias)
- desidratação
- insuficiência cardíaca
Quais os sintomas da pressão baixa?
De acordo com o Ministério da Saúde, o sintoma comum é a vertigem, mas impactos negativos maiores no corpo ocorrem quando há depravação prolongada de oxigênio e nutrientes.
Outros sintomas incluem:
- visão turva
- tontura ou atordoamento
- sensação de desmaio ou desmaio
- fadiga
- problemas de concentração
- náusea
A pressão arterial extremamente baixa pode levar a uma condição conhecida como choque. Os sintomas de choque incluem confusão, especialmente em pessoas mais velhas; pele fria e úmida; palidez; respiração rápida e superficial; pulso fraco e rápido.