Tremores nos olhos? Veja o que pode estar por trás disso
A contração involuntária e repetitiva dos músculos das pálpebras, geralmente é algo benigno e temporário
A maioria das pessoas já teve tremores nos olhos em algum momento. Para a maioria das pessoas, a pálpebra superior lateja, para outras é a sobrancelha.
Essa contração incômoda e involuntária dos músculos na área dos olhos é frequentemente chamada de tremor palpebral ou mioquimia facial.
Geralmente é algo inofensivo. Muito raramente, pode ser um sinal de algum distúrbio do sistema nervoso. Mas quando isso ocorre, o tremor da pálpebra quase sempre é acompanhado por outros sinais neurológicos.
Na maioria das vezes, esses espasmos são causados por nervos superestimulados e desaparece após alguns minutos ou horas. No entanto, se os espasmos das pálpebras persistirem por vários dias, é aconselhável consultar um médico.
Causas comuns de tremores nos olhos
De longe, a causa mais comum de espasmos é o estresse. “É um aviso de que tem algo errado com você”, alerta o neurologista e neurocientista Dr. Guilherme Olival em seu canal no Youtube.
“Muitas vezes, ela acontece de modos espasmódico. Ou seja, você está parado e de repente dá um tremorzinho, aí interrompe e daqui a pouco vem de novo. Ela até pode ficar um tempo longo, mas ela não é um tremor contínuo”, explica o médico.
“Se você está com tremor palpebral para um minuto e avalia o que está acontecendo na sua vida naquele momento. É bem possível que você esteja próximo de uma síndrome de burnout“.
Isso acontece porque o estresse de longo prazo faz com que o corpo fique constantemente tenso, o que pode levar a impulsos nervosos que fazem com que os músculos finos do olho fiquem tensos. Nosso corpo, então, percebe isso como espasmos.
Outro fator que pode levar ao tremor palpebral é o uso excessivo de telas. Se seus olhos estão cansados, por exemplo, por trabalhar muito tempo no computador, você tenderá a apertá-los durante a leitura. Essa sobrecarga dos músculos também pode causar espasmos nas pálpebras.
Quando procurar um médico?
Por outro lado, quando este tremor palpebral é mais intenso, chega a quase fechar os olhos ou quando pega a região da bochecha é necessária uma investigação com um neurologista.
“Nesses casos a gente pode estar falando de outras doenças. A gente tem que olhar onde está o núcleo que controla essa região da face”, explica Dr. Guilherme Olival.
O que ajuda contra espasmos nos olhos?
Descansar
Se você está constantemente sob muito estresse, é importante descansar e dedicar algumas horas para um sono suficiente. Muitas vezes você nem percebe que seu corpo pode precisar de mais descanso – a contração das pálpebras pode ser um sinal claro de que é hora de desacelerar.
Proteja seus olhos
Faça pausas frequentes para descansar os olhos, especialmente se você passa muito tempo em frente a telas de computador ou dispositivos móveis.
Se possível, você deve evitar usar telas de televisão ou de celulares à noite.
Relaxe
Procure reduzir o estresse do dia a dia. Práticas como meditação, yoga e exercícios de respiração podem ajudar.