OMS lista os três principais sintomas pós-covid
Existem centenas de sintomas pós-covid, mas três especificamente são relatados com mais frequência
Mesmo depois de se recuperar da covid-19, muitas pessoas continuam enfrentando uma série de complicações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que existem três sintomas pós-covid que são muito comuns.
Segundo a médica Janet Diaz, líder de Gerenciamento de Riscos Infecciosos, do Programa Mundial de Emergência em Saúde da OMS, esses sintomas são: fadiga, falta de ar ou dificuldade para respirar e disfunção cognitiva.
Mas a lista de manifestações que podem perdurar por meses é extensa, segundo a médica.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
“Esses são os três mais comuns. No entanto, houve mais de 200 sintomas que realmente foram relatados em pacientes”, disse. “Portanto, outros sintomas que pacientes ou pessoas podem experimentar incluem dores no peito, como dificuldade para falar, alguns descreveram ansiedade ou depressão, dores musculares, febre, perda de olfato, perda de paladar”, descreve.
A compreensão sobre quanto tempo dura essa condição ainda não está completamente clara, segundo a representante da OMS. “Foi descrito que a condição pode durar três meses, alguns descreveram até seis meses e potencialmente até nove meses.”
Janet Diaz também explica que, como não existem tratamentos específicos para esse quadro, as pessoas precisam procurar atendimento multidisciplinar. “À medida que estamos aprendendo mais sobre a real razão ou mecanismo do desenvolvimento da doença, esperamos ter um tratamento específico.”
Vários pesquisadores disseram que são necessários mais estudos em larga escala, com base em dados de saúde obtidos rotineiramente para ajudar a entender melhor os sintomas e a gerenciá-los.