Tudo o que ninguém te contou sobre a primeira transa

Texto escrito por Claudia e publicado no Superela

Em parceria com Superela
28/06/2018 18:49 / Atualizado em 05/05/2020 10:56

O que eu faço durante a primeira transa? A penetração dói? Qual é a melhor posição? O que falar na hora H? As dúvidas para quem ainda não perdeu a virgindade são muitas. É um momento confuso da vida; uma mistura de sentimentos que envolve muitos receios, expectativas e desejos.

Para piorar a situação, há muito mitos e informações desencontradas que envolvem esse assunto. É comum ouvir de outras pessoas que a primeira vez será muito dolorida e insuportável, o que não é verdade.

Aqui vai o papo reto: a primeira transa pode ser, sim, sem dor e sangramento. O sexo não é e nem deve ser tão assustador como dizem por aí. Nos ensinaram a ter medo desse momento, mas é possível ter uma relação sexual prazerosa e especial.

Um dos pontos é estar preparada para o momento: visitar um médico previamente, conhecer os métodos de prevenção, saber se está com o cara certo, onde vai rolar, entre outros itens da listinha de responsabilidades.

A primeira transa só deve acontecer quando você estiver absolutamente pronta e confiante para isso, sem ceder às pressões do parceiro ou amigos. É melhor fazer sexo pelas razões certas e em um contexto com o qual você se sinta confortável (para não se arrepender depois).

Abaixo, separamos as principais dúvidas das meninas e algumas considerações importantes para quem quer dar o próximo passo e iniciar a vida sexual. Confira!

Tudo o que ninguém te contou sobre a primeira transa:

primeira-vez-sexo

1. A primeira vez dói?

Quando se trata da primeira transa, a preocupação com a dor é algo absolutamente normal. Por desconhecimento, muitas meninas têm medo de que o rompimento do hímen – o tecido que reveste a abertura da vagina – cause um grau de desconforto difícil de suportar.

Porém, não é nada disso! A verdade é que, se a sua primeira relação envolver penetração, um pouco de dor no início é, sim, esperado. Mas ó, bem pouquinho.

Essa dor vem principalmente do nervosismo. Em momentos de tensão, os músculos da vagina tendem a se contrair, dificultando a entrada do pênis e aumentando o desconforto durante a relação sexual.

Mas não precisa ter medo: há muitas chances dessa dor ser mesmo muito pequena ou nem existir, em alguns casos. O segredo é relaxar, estar pronta e segura para que a primeira transa flua da melhor maneira possível para você.

Atenção: se a dor estiver muito grande, pare. Isso pode ser um sinal de que você precisa de mais preliminares para se excitar ou a ajudinha de um bom lubrificante, como veremos mais adiante.

2. Vai sangrar?

Continue lendo aqui: Tudo o que ninguém te contou sobre a primeira transa

Leia também: