Tudo o que você precisa saber para entender o transtorno bipolar

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.

Em parceria com Superela
23/10/2017 10:32 / Atualizado em 26/10/2017 15:15

“Ela é meio bipolar.” Você já deve ter escutado alguma coisa assim. Ou falou essa frase sobre alguém que você conhece – talvez uma chefe ou uma pessoa de que você não gosta muito. Mas, assim como falar que você “está meio depressiva hoje” reforça um tabu sobre falar de depressão, usar o transtorno bipolar dessa maneira tem o mesmo efeito.

Entendendo o que é o transtorno bipolar

Transtorno bipolar é um transtorno do humor, que se caracteriza por alterações graves do humor, com períodos de euforia ou irritabilidade e outros de depressão.” – Vanessa Pik Quen Lee, psicóloga do Hospital Santa Cruz, de São Paulo.

Segundo a psicóloga, o transtorno bipolar (também chamado de transtorno afetivo bipolar) é um distúrbio psiquiátrico que atinge em torno de 30 milhões de pessoas do mundo e é incapacitante _ ela afeta a forma como a pessoa vive os seus dias e se relaciona com as demais.

Assim como outras doenças mentais, não é possível determinar apenas uma causa para a bipolaridade, que pode ser desencadeada pelo ambiente em que a pessoa vive, por uma predisposição genética (as chances são maiores se na família já existirem casos de bipolaridade), traumas ou o uso de álcool e drogas.

Todo mundo muda de humor durante o dia: você acorda mais mal-humorada, depois se sente mais alto astral, mas fica irritada e nervosa se acontece alguma coisa no trabalho. A diferença para o transtorno de bipolaridade é que essas mudanças são muito mais bruscas e extremas, além de serem acompanhadas de ações e comportamentos condizentes com essa mudança.

Os estados de espírito da bipolaridade são três:

– Hipomania: segundo a psiquiatra Maria Francisca Mauro, da clínica InspiraSaúde, esta é uma sensação súbita de bem-estar “com aumento da energia e da disposição para realizar tarefas e para o envolvimento em múltiplas atividades”.

Continue lendo aqui: Tudo o que você precisa saber para entender o transtorno bipolar

  • Veja também: