Tudo que você precisa saber sobre a celulite: veja quatro curiosidades
Segundo a dermatologista Eliandre Palermo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a partir dos 15 anos de idade, 80% das mulheres começam a ter celulite.
A alteração visível da pele ou do subcutâneo deixam a região afetada, o que mexe com a autoestima de muitas pessoas. O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, responde a quatro principais dúvidas.
- Quem pode ter celulite
Apesar da celulite ser muito mais comum em pessoas acima do peso, ela não está ligada ao peso, mas à quantidade de gordura corporal. Uma pessoa pode ter mais massa muscular, massa magra, e apresentar mais peso que outra com maior quantidade de gordura corporal, e ter pouquíssima ou nenhuma celulite.
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
- 4 medidas que ajudam a baixar a pressão arterial naturalmente
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- Fazer exercícios à noite atrapalha o sono? Veja a opinião de especialistas
- Bebidas gaseificadas e a celulite
O que influencia na celulite não é o gás do refrigerante, mas a quantidade de calorias e açúcares do ingredientes. Não é preciso deixar de ingerir essas bebidas, mas consumi-las com moderação é o mais indicado.
- Celulite e o passar dos anos
O envelhecimento pode piorar o problema. A medida que a idade avança, diminui a produção hormonal e o número de células que produzem colágeno e elastina, que dão sustentação aos tecidos, o que leva ao aumento da flacidez, bem como piora da circulação e da perda da massa muscular. Hábitos saudáveis e alimentação balanceada, prática de atividades físicas e sono de qualidade ajudam a amenizar a flacidez, fazendo com que a celulite não se agrave.
- O sal e a relação com a celulite
Consumir muito sal pode aumentar a celulite devido ao processo de retenção de líquidos causado pelo excesso de sódio no organismo. Isso aumenta o inchaço no corpo, o que faz com que a celulite fique com um aspecto pior.
Veja outras curiosidades. Leia a matéria completa.