Canabidiol reduziu tumor em pulmão de idosa em 76%; leia pesquisa do Reino Unido
O caso foi relatado em artigo publicado na BMJ Case Reports
Um tumor no pulmão direito de uma idosa de 80 anos do Reino Unido regrediu 76% ao receber tratamento com canabidiol (CBD). O tratamento foi realizado ao longo de quase três anos e agora publicado no periódico científico BMJ Case Reports.
O câncer foi descoberto em junho de 2018, com 41 mm. Em março deste ano o tamanho era de 10mm.
Por receio dos efeitos dos tratamentos convencionais (quimioterapia, radioterapia e cirurgia), ela optou por um alternativo, com menos riscos.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
A idosa foi tratada com medicamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica leve (DPOC), osteoartrite, hipertensão e 0,5 ml de canabidiol de duas a três vezes por dia.
Canabidiol
O canabidiol, componente não psicoativo encontrado na cannabis, já tinha sua importância para aliviar sintomas colaterais do tratamento do câncer. Entre eles, dores, náuseas, ansiedade e perda de apetite.
Em 2014, os EUA estudaram o uso da maconha no combate ao câncer cerebral agressivo, com resultados promissores.
A eficácia da substância para matar células cancerígenas enquanto protege as normais, bloqueando o desenvolvimento dos vasos sanguíneos necessários para o avanço dos tumores, foi divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, ligado ao Departamento de Saúde dos EUA.