Um jeito simples de reduzir em até 28% o risco de diabetes tipo 2
Hábito saudável melhora inúmeras funções do corpo
O diabetes é uma condição médica séria que requer mudanças permanentes nos hábitos de vida. Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam muito.
Em pacientes do tipo 1, isso ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina.
Já em pacientes do tipo 2, o corpo não é capaz de produzir insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina adequadamente.
- Oxford revela 7 fatores de risco de demência que você pode controlar
- O chá rico em antioxidante que ajuda a regular açúcar no sangue
- 10 destinos mais econômicos para viajar em 2025
- Depressão: conheça 7 formas como a doença afeta o corpo
Ainda não se sabe o que causa o diabetes tipo 1, mas o diabetes tipo 2 geralmente está ligado a fatores como peso, dieta e falta de exercícios.
Embora o que alimentos e bebidas possam aumentar o risco da doença, também podem reduzi-lo.
O que mostra a ciência?
Um estudo de 2011 mostrou que aqueles que bebiam mais de um litro de água por dia tinham um risco 28% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Essas pessoas foram comparadas com aquelas que bebiam 500 ml ou menos.
A água de chá e café também contam, mas não podem conter açúcar. A pesquisa foi publicada na revista Diabetes Care.
Como parte do estudo, os pesquisadores monitoraram, por uma média de nove anos, 3.615 homens e mulheres com níveis saudáveis de açúcar no sangue. Nesse período, 565 participantes desenvolveram altos níveis de açúcar no sangue.
A equipe concluiu que quanto mais água consumida, menor é o risco da doença.
Esse benefício ocorre porque beber mais água é a melhor maneira de ajudar os rins a expulsar o excesso de glicose do sangue e prevenir a desidratação.