CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Uma fatia de bacon por dia aumenta o risco de câncer

Estudo indica que pessoas que comem carne vermelha e processada mais de quatro vezes por semana têm um risco maior de câncer de intestino

Por: Redação
bacon na tábua de corte
Crédito: Fudio/istockVários casos de câncer poderiam ser evitados com dieta sem carne vermelha

Pesquisas sugerem há algum tempo que mesmo uma pequena quantidade de carne vermelha e processada pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Agora, um novo estudo da Universidade de Oxford e do Cancer Research UK concluiu que até mesmo uma fatia de bacon por dia já é suficiente para aumentar significativamente esse risco.

O estudo publicado no International Journal of Epidemiology descobriu que as pessoas que consomem 76g de carne vermelha ou processada por dia têm um risco 20% maior de desenvolver câncer de intestino do que aquelas que comem uma média de 21g por dia.

A equipe de pesquisa analisou as dietas de quase meio milhão de homens e mulheres britânicos com idades entre 40 e 69 anos. Eles foram acompanhados ao longo de cinco anos e, nesse período, 2.609 desenvolveram câncer de intestino.

bacon fatiado
Crédito: Apomares/istockBacon, presunto e linguiça estão associados ao desenvolvimento de câncer

O estudo descobriu que os voluntários que consumiram uma média de 76g por dia de carne vermelha e processada tiveram um risco 20% maior de câncer de intestino em comparação com aqueles que comeram 21g por dia.

Apenas para carne vermelha, o risco foi 15% maior para pessoas que comeram 54g por dia (cerca de uma fatia espessa de carne assada ou um costeleta de cordeiro), em média, em comparação com aquelas que comeram 8g por dia.

Para carne processada apenas, o risco foi 19% maior para quem consumiu uma média de 29g por dia (cerca de uma fatia de bacon ou de presunto) em comparação com quem comeu uma média de 5g por dia.

Por outro lado, também foi observado que pessoas que tiveram uma alta ingestão de fibras, comendo pães e cereais matinais, reduziram o risco de câncer de intestino em 14%.

Os resultados  do estudo sugerem que comer carne vermelha e processada quatro ou mais vezes por semana acarreta em um risco maior de desenvolver câncer de intestino do que comer apenas duas vezes por semana.

De acordo com o Cancer Research UK, 5,4 mil dos 41.804 casos de câncer de intestino registrados a cada ano no Reino Unido poderiam ser evitados com uma dieta sem carne processada de maneira alguma.

Compartilhe:

1
Ansiedade na quarentena: entenda como você pode evitar uma crise mesmo estando confinado em casa
Pessoas confinadas em casa sendo bombardeadas de notícias nada animadoras, com inúmeras incertezas sobre o futuro e nenhuma perspectiva de …
2
Vacina contra o coronavírus será testada no Brasil
A vacina mais promissora até o momento no combate ao novo coronavírus será testada no Brasil. O procedimento foi aprovado …
3
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
4
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
5
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
6
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
7
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
8
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …