Uma porção deste super alimento previne o diabetes, segundo estudo
Uma porção por dia também ajuda contra a obesidade e a inflamação
Um estudo realizado por pesquisadores dos EUA e do México descobriu um super alimento que ajuda a prevenir a obesidade e uma série de problemas de saúde relacionados, incluindo diabetes e doença hepática gordurosa.
O experimento foi feito com ratos que seguiam dietas ricas em gordura e à base de nozes. Os pesquisadores perceberam que as nozes aumentavam o gasto de energia dos roedores e reduziam a disbiose – que é um desequilíbrio na microbiota intestinal – e a inflamação.
Na verdade, as nozes parecem atuar na inflamação de baixo grau que pode levar à inflamação crônica e ao desenvolvimento de várias doenças comuns.
- Colesterol alto? Harvard aponta 10 alimentos que podem ajudar no controle
- Maior anfiteatro do mundo: conheça 6 curiosidades sobre o Coliseu antes de visitar
- Previne hipertensão e infecção urinária: 4 razões para incluir o chá de pitangueira na sua rotina
- Atividade física ajuda a diminuir risco destes 2 tipos de câncer, segundo estudos
As nozes também aumentaram a tolerância à glicose em 37%, preveniram a hipertrofia das ilhotas pancreáticas e aumentaram o consumo de oxigênio em 27%. O estudo foi publicado na revista Nutrients.
Detalhes do estudo
Os ratos foram estudados por 18 semanas, com um grupo em uma dieta rica em gordura e nozes inteiras, e outro em uma dieta semelhante, mas com extrato de polifenol de nozes.
Tanto as nozes inteiras quanto o suplemento de extrato causaram uma redução na massa gorda, colesterol no sangue, insulina e HOMA-IR (avaliação do modelo homeostático para resistência à insulina). As nozes aumentaram a atividade metabólica no tecido adiposo marrom e reduziram o conteúdo lipídico hepático.
A disfunção metabólica e o acúmulo de lipídios hepáticos desempenham um papel importante em condições crônicas, como a doença hepática gordurosa.
Super alimento contra o diabetes
Já conhecidas por serem ricas em ácidos graxos poliinsaturados saudáveis para o coração e fibras, as nozes também contêm vitaminas E e A, algumas vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e zinco.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, os cientistas acreditam que o modelo do camundongo espelha o metabolismo humano. O estudo sugere que uma pessoa pesando 59 kg deve comer 22-25 metades de nozes pecan por dia.