Este superalimento controla o apetite e ajuda na perda de peso, diz estudo

O cardamomo traz diversos benefícios para a saúde e pode combinar facilmente com sua dieta diária

Estudo classifica cardamomo como superalimento
Créditos: iStock/Liudmila Chernetska
Estudo classifica cardamomo como superalimento

Em um estudo recente realizado pela International Journal of Molecular Sciences, o cardamomo ganhou o título de superalimento, o que aumentou o interesse da indústria alimentar e da população em geral.

A reclassificação ocorre devido aos inúmeros benefícios que o consumo deste alimento pode oferecer à saúde, como a propensão a diminuir inflamações, auxiliar na perda de gordura e estimular o apetite.

Normalmente, o título de superalimento é dado para alimentos ricos em nutrientes que promovem uma saúde melhor, então o cardamomo se firmou como uma opção atrativa.

Especialmente em países como os do norte Africano, Irã, Índia e Guatemala, a especiaria é um componente contínuo de sua dieta cotidiana.

Benefícios do cardamomo

Estudos anteriores já tinham identificado o potencial do cardamomo como um anti-inflamatório, então a nova pesquisa só confirmou o benefício.

Os pesquisadores descobriram que o cardamomo pode mitigar inflamações de grau baixo, evitando que vire uma inflamação crônica. Tal ação ajuda a prevenir o surgimento de muitas doenças.

Ao mesmo tempo, o estudo ressaltou que o cardamomo influencia no processo de quebra de células adiposas, no metabolismo oxidativo mitocondrial no fígado e no músculo esquelético. Basicamente, isso sugere que o cardamomo auxilia no aumento do apetite, bem como na aceleração do gasto de energia e na redução de gordura.

Conheça os benefícios do cardamomo
Créditos: iStock/Michelle Lee Photography
Conheça os benefícios do cardamomo

Como consumir?

Embora a pesquisa tenha sido feita apenas em animais, a mesma também analisou dosagens de cardamomo seguras para humanos.

De acordo com o estudo, para usufruir dos benefícios, uma pessoa de aproximadamente 60 kg precisa ingerir diariamente 77 mg dos bioativos do cardamomo. Essa quantidade equivale a um consumo de 8 a 10 vagens da especiaria a cada dia.

O resultado do estudo poderá trazer novas oportunidades para os produtores de cardamomo, que poderão potencialmente ver um aumento na demanda desta agora reconhecida especiaria superalimento.