Pesquisadores investigam o efeito da música em crianças autistas

26/12/2017 14:38

Artigo da USP investiga as dimensões do sonoro para crianças autistas
Artigo da USP investiga as dimensões do sonoro para crianças autistas

Na última versão da revista de psicologia da Universidade de São Paulo – Revista Psicologia USP – um dos assuntos abordados é o efeito da música para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No artigo”A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas“, de autoria de Beatriz Alves Viana, Luis Achilles Rodrigues Furtado, Camilla Araújo Lopes Vieira e Adeline Annelyse Marie Stervinou, da Universidade do Ceará, investiga-se a relação da lalíngua com a música e suas contribuições para os cuidados com autismo.

  • “Lalíngua” é uma palavra inventada pelo psicanalista Jacques Lacan, que se refere ao papel fundamental da linguagem na estruturação do inconsciente.

O artigo teve origem na experiência com crianças autistas a partir de uma ação de extensão universitária, desenvolvida em um Caps Geral (Centro de Atenção Psicossocial), e em um serviço de Psicologia.

Durante essa vivência, foi identificado o grande interesse que alguns autistas apresentam pela música. A pesquisa investiga como as manifestações sonoras se relacionam com essas crianças, com foco da dimensão musical, para melhor entender a relação entre o sujeito e o outro.

“Quando a criança ainda não aprendeu a falar, mas já percebeu que a linguagem significa, a voz da mãe, com suas melodias e seus toques, é pura música, ou é aquilo que depois continuaremos para sempre a ouvir na música: uma linguagem em que se percebe o horizonte de um sentido que no entanto não se discrimina em signos isolados, mas que só se intui como uma globalidade em perpétuo recuo, não verbal, intraduzível, mas, a sua maneira transparente”, diz o artigo.

A publicação está disponível na íntegra no site de trabalhos acadêmicos Scielo, clique aqui para ler e se aprofundar no assunto.

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