USP registra primeiro caso de coronavírus
ERRATA: inicialmente, a reportagem havia informado que as aulas do curso foram canceladas, mas, a FFLCH informou que manterá todas as atividades
O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) enviou um e-mail aos estudantes nesta quarta-feira, 11, confirmando o primeiro caso de novo coronavírus da Universidade. De acordo com o UOL, trata-se de um aluno de graduação da Geografia.
Inicialmente, o departamento informou que as aulas do curso de Geografia, no campus do Butantã, haviam sido suspensas na data de hoje, enquanto a universidade investiga quais disciplinas o aluno frequentou. Mas, no fim da tarde, a FFLCH enviou outra nota a todos estudantes e funcionários, na qual informou que manterá as aulas e demais atividades, “enquanto aguarda a manifestação da Superintendência de Saúde da USP e o Centro de Gestão do Coronavírus no Estado de São Paulo”.
Leia abaixo o comunicado:
“Nota à comunidade sobre o novo CORONAVÍRUS (COVID-19)
Nesta quarta-feira, 11/03/2020, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foi informada que um aluno do curso de Geografia foi oficialmente diagnosticado com o novo CORONAVÍRUS (COVID-19). Esse é o único caso comunicado à instituição. O fato foi imediatamente reportado à Reitoria.
A FFLCH informa que manterá suas aulas e demais atividades enquanto aguarda a manifestação da Superintendência de Saúde da USP e o Centro de Gestão do Coronavírus no Estado de São Paulo, que vão estabelecer os protocolos necessários à segurança de todos.
Havendo qualquer alteração desse quadro e, amparados pelos profissionais de saúde competentes, toda a comunidade da nossa Faculdade será informada imediatamente.
Contamos com a colaboração da comunidade acadêmica para evitar o alarmismo e a disseminação de boatos. Lembramos que todos devem ficar atentos às práticas de prevenção contra este vírus (veja aqui orientações do Ministério da Saúde).”
Casos confirmados
De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos confirmados no Brasil já são 34, sendo que cinco pacientes estão internados por conta do quadro clínico que inspira mais cuidados.
Outros 893 casos suspeitos estão sendo monitorados. A pasta também informou que 780 já foram descartados.
Também nesta quarta-feira, 11, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou como uma pandemia mundial a situação do novo coronavírus. Embora a nova doença tenha atingido mais de 110 países, a entidade estava resistindo a caracterizar a disseminação da Covid-19 dessa forma há semanas.
Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
-Usar lenço descartável para higiene nasal;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal;
-Manter o ambiente ventilado;
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.