Vacina de Oxford pode chegar a 90% de eficácia contra covid-19
Esse resultado sugere alguns prós e contras do imunizante produzido em parceria com a farmacêutica AstraZeneca; entenda abaixo por quê
A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca tem eficácia que varia de 62% a 90% contra a covid-19, apontam estudos feitos com mais de 20 mil pessoas. Em média, a proteção oferecida é de 70%.
Isso representa uma notícia boa e uma ruim sobre a vacina de Oxford. A ruim é que já vimos outros imunizantes com maior taxa de proteção, como os desenvolvidos pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna, que mostraram um nível de proteção de 95%. Pelo lado positivo, a vacina inglesa é muito mais barata e mais fácil de armazenar e chegar a todos os cantos do mundo do que esses dois imunizantes.
Se for aprovada por órgãos reguladores, a vacina de Oxford/AstraZeneca terá um papel fundamental no combate à pandemia. Especialistas avaliam que nenhum imunizante terá sozinho a capacidade de conter a doença, algo que seria possível apenas com a distribuição dos vários imunizantes eficazes, seguros e disponíveis. “O anúncio de hoje nos leva mais perto do momento em que poderemos usar vacinas para acabar com a devastação causada (pelo coronavírus)”, disse a cientista que projetou a vacina, Sarah Gilbert.
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
Os pesquisadores da universidade britânica realizaram um processo de desenvolvimento de vacina, num período de 10 meses, que tradicionalmente leva uma década. O governo do Reino Unido encomendou 100 milhões de doses da chamada “vacina de Oxford”, o suficiente para imunizar 50 milhões de pessoas. O governo brasileiro, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também planeja distribuir 100 milhões de doses.