Vacinação contra gripe: por que é preciso se prevenir anualmente?
Entenda por que a imunização contra a influenza não é para vida inteira
A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, que pode levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.
Apenas este ano já foram confirmados 69 casos de influenza e 17 óbitos no Amazonas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
- Esta doença é a principal causa de morte de crianças de até 1 ano
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- OMS lista 17 doenças com prioridade máxima para o desenvolvimento de vacinas
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
Para a Dra. Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK, há explicação para isso. “Devido ao clima e outros fatores, é normal ocorrer uma antecipação de casos de influenza e doenças respiratórias nas regiões Norte e Nordeste do país se comparado ao Sudeste. Então, é importante que a população se vacine assim que possível. A vacina pode prevenir, evitar o agravamento da doença, internações e até mesmo óbitos”, alerta.
Por que as pessoas precisam se vacinar todos os anos?
A gripe é causada, principalmente, por quatro cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria). E, como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente. É por isso que é tão importante se vacinar contra a gripe todos os anos.
Anualmente, a composição das vacinas de gripe é definida pela Organização Mundial da Saúde. Para 2019, a OMS anunciou que houve modificação na cepa A H3N2 e na linhagem B Victoria.
“No nosso país, o vírus da gripe circula o ano todo e não apenas no inverno, por isso é muito importante a conscientização da população sobre a importância da vacinação todos os anos. As pessoas devem checar se fazem parte dos grupos de risco que podem se vacinar nos postos de saúde. Caso contrário, devem procurar as vacinas na rede privada”, explica a médica Bárbara Furtado.
Estudos demonstram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.
Os vírus presentes nas vacinas contra a gripe foram tratados de forma que não são ativos. Isso significa que eles não estão vivos e não conseguem deixar as pessoas doentes.