Variante Delta se espalha tão facilmente quanto catapora, diz estudo
Dados do CDC apontam que pessoas totalmente vacinadas podem disseminar a variante Delta na mesma proporção que pessoas que não se vacinaram
As descobertas sobre a variante Delta do coronavírus seguem causando alerta na comunidade científica. Mais transmissível que qualquer outra cepa do vírus, essa variante é capaz de se espalhar tão facilmente quanto a catapora. Foi o que descobriu os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.
A pesquisa que ainda não foi publicada aponta ainda que a variante possivelmente se espalha até entre os vacinados. Os dados foram publicados pelo jornal americano The Washington Post. Por outro lado, muitos críticos argumentaram que os dados são fracos e que ainda não revisados por pares.
O documento do CDC ainda sugere que a cepa mais recente é quase um vírus completamente diferente daquele que provocou o surto inicial na China.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estudo revela alimentos que podem aumentar o risco de diabetes
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
Os achados preocupam tanto que, segundo adiantado por um oficial de saúde federal, o CDC deve mudar a orientação com relação ao uso de máscara e recomendá-las para as pessoas totalmente vacinadas em ambientes fechados em áreas com baixas taxas de vacinação
O oficial federal disse ainda ao The New York Times que o relatório vazou porque “o CDC está muito preocupado com os dados que chegam de que Delta é uma ameaça muito séria que requer ação agora”.
Embora as vacinas previnam cerca de 90% das “doenças graves” no caso da variante Delta, elas “podem ser menos eficazes na prevenção de infecções ou transmissão”, segundo apontou o relatório.
O vazamento desse documento do CDC acontece no momento em que os casos de coronavírus voltam a subir nos EUA. Na última semana, foi registrada uma média de mais de 61.300 novos casos diários depois de se manter na média de 11.299 infecções diárias em 22 de junho, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Sintomas da variante Delta
Os sintomas mais comuns apresentados por uma pessoa infectada com a variante Delta são parecidos com os de um resfriado leve. Isso pode fazer com que as pessoas não deem a devida importância e continuem circulando, levando o vírus para outros lugares.
Confira no link abaixo os sinais mais comuns: