Vegetais e frutas que atuam na prevenção do câncer
Nutricionista oncológica explica como cada alimento atua no combate e prevenção da doença
O que você come pode afetar drasticamente muitos aspectos da sua saúde, incluindo o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, problemas cardíacos e câncer. O desenvolvimento desta última, em particular, mostra-se fortemente influenciado pela dieta.
Dados baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR) e em outros estudos relevam que a alimentação e a nutrição inadequadas ocupam a segunda posição na lista de causas de câncer que podem ser prevenidas. Elas correspondem até 20% dos casos da doença nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes causadas em decorrência do câncer.
Por outro lado, há vários estudos mostrando que a ingestão mais elevada de certos alimentos pode estar associada a um menor risco da doença.
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
A nutricionista oncológica Paula Pratti, do Centro de Excelência Oncológica, explica os benefícios de alimentos, que podem ser cultivados em casa. E como cada um deles atua no combate a essa doença.
Crucíferas (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho) – São alimentos sulfurados, que contêm o composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio para crescer. Esses alimentos ajudam a manter os níveis normais de estrogênio no sangue. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com a prevenção do câncer. Eles também deve ser utilizados durante o tratamento oncológico.
Suco de romã – Estudos in vitro mostram que ele reduz a replicação de células cancerosas da próstata, além de reduzir as chances de metástases.
Vegetais verde-escuros – Couve, agrião, espinafre, Bretanha são ricos em ferro e ácido fólico, o que fortalece o organismo durante a quimioterapia. Eles também têm sido relacionados à prevenção do câncer de pulmão em fumantes e câncer colorretal.
Vegetais allium – Alho, alho-poró e cebolas verdes. Esses alimentos são ricos em vitaminas B1, B6 e C, fósforo ferro, potássio, zinco, magnésio, selênio, iodo, cobre, cálcio, além de compostos biologicamente ativos, como a alicina, tiosulfinatos. Pesquisas realizadas com animais mostram que o alho ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de colaborar na prevenção do câncer do cólon e do esôfago.
A nutricionista também recomenda uma dieta alcalina como forma de prevenção. Esse plano alimentar privilegia os alimentos alcalinos em detrimento dos de características acidificantes. “A recomendação é ingerir frutas, verduras, legumes, azeite em pelo menos três refeições do seu dia e evitar alimentos processados. Não adianta ingerir apenas água alcalina e comer alimentos industrializados em todas as refeições”, afirma.