Estes 4 vegetais são indispensáveis para quem tem pressão alta, diz estudo
Estudo australiano revela os vegetais mais eficazes para reduzir a pressão alta e proteger a saúde cardiovascular
A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição crônica que exige atenção, pois pode aumentar o risco de problemas graves como ataque cardíaco e derrame.
Ela ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), segundo o Ministério da Saúde.
Nesse contexto, a alimentação desempenha um papel essencial no controle, e os vegetais crucíferos, que possuem característica de flor, se destacam por seus benefícios.
- Por que a quinoa é considerada uma importante aliada no controle do açúcar no sangue?
- 5 motivos para conhecer Capitólio no verão
- Estes são os sintomas mais comuns de autismo em adultos; saiba como identificá-los
- Hungria oferece centenas de bolsas de estudo para graduação e pós; saiba como se inscrever
Por que esses vegetais são tão importantes para a pressão alta?
Os vegetais crucíferos, como o brócolis, a couve, a couve-flor e o repolho, possuem compostos chamados glucosinolatos e isotiocianatos, que têm propriedades que ajudam a reduzir a pressão arterial.
Além disso, eles são ricos em nitrato e vitamina K, que também estão associados a melhorias na saúde cardiovascular. Esses nutrientes trabalham em conjunto para relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.
Um estudo, publicado na revista científica BMC Medicine, comparou os efeitos dos crucíferos com vegetais de raiz, como cenoura, batata e abóbora. Os participantes consumiram quatro porções diárias desses alimentos por duas semanas, em forma de sopa.
O resultado mostrou que os crucíferos, especialmente o brócolis e a couve, proporcionaram uma redução maior na pressão arterial. Esse efeito pode parecer pequeno, mas contribui significativamente para a saúde do coração, reduzindo o risco de ataque cardíaco ou derrame em até 5%.
Recomendações de consumo
Para aproveitar os benefícios, é ideal consumir vegetais crucíferos regularmente, preferencialmente em várias refeições ao longo da semana.
Eles podem ser incluídos em saladas, sopas ou refogados, garantindo um impacto positivo na saúde a longo prazo.
“Para manter esses benefícios à saúde, o ideal é consumir esses vegetais na maioria dos dias da semana”, comentaram os autores, que são da Universidade Edith Cowan, na Austrália.
Se você tem hipertensão, considere adicionar esses vegetais ao seu cardápio e consulte um médico ou nutricionista para orientações personalizadas.