Vegetal se revela um potencial remédio na prevenção de doenças
Composição do alimento, rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, além de outros nutrientes, beneficia série de ganhos para a saúde
Famoso por sua cor intensa e vibrante, a beterraba reúne uma série de benefícios desde a melhora da saúde cardiovascular até o aumento da resistência durante a atividade física.
Os ganhos proporcionados pelo vegetal, no entanto, não são novidade. Suas propriedades reparadoras datam desde a Grécia Antiga, quando foram relatados os seus primeiros benefícios reparadores.
Qual a melhor maneira de consumir a beterraba?
O segredo para absorver melhor os benefícios está na maneira de preparo. Isso porque os nitratos são solúveis em água e a fervura pode fazer o nutriente se perder no líquido de cozimento. Por isso o ideal é consumir a beterraba crua, assada ou através de sucos.
Andy Jones, professor de Fisiologia Aplicada da Universidade de Exeter, que já dedicou mais de 10 anos à investigação sobre a beterraba, aconselha o consumo de duas a três beterrabas médias, ou uma dose de suco de beterraba por dia, para realmente obter todos esses benefícios.
Qual a contribuição da vegetal para a saúde?
Seu impacto se dá principalmente por conta dos pigmentos naturais conhecidos como betalaínas, responsáveis pelo tom forte e escuro, e que funcionam como poderosos antioxidantes.
Isso porque pesquisas realizadas na Itália evidenciaram que as betalaínas são capazes de combater células cancerosas do cólon em estudos laboratoriais.
Além disso, o consumo de nitrato através de vegetais como a beterraba é extremamente benéfico.
As bactérias presentes em nossa boca transformam os nitratos em nitrito e depois em óxido nítrico, uma molécula poderosa que possui efeitos positivos em todo o corpo, como o aumento do fluxo sanguíneo para diversos órgãos.
Saúde do coração
De acordo com o estudo, uma porção diária de suco de beterraba pode ter um impacto notável na pressão arterial. Por isso, consumir duas beterrabas diariamente durante algumas semanas resultou em uma redução média da pressão arterial de aproximadamente 5 milímetros de mercúrio.
Os especialistas acreditam que essa diminuição, se mantida, pode ser suficiente para diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos em 10%.
Além disso, acredita-se que a ingestão da beterraba pode afetar a pressão arterial em poucas horas após o consumo. Isso ocorre porque o óxido nítrico induz a expansão dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo.
Desempenho esportivo
A beterraba também se revelou uma grande aliada do desempenho esportivo. Tudo graças ao óxido nítrico, produto da transformação dos nitratos da beterraba no corpo, melhora o fluxo sanguíneo para os pulmões e músculos, resultando numa entrega mais rápida do oxigênio ao corpo durante o exercício.
De acordo com as pesquisas, o óxido nítrico ajuda a reduzir o consumo de oxigênio durante a atividade física, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão.
O que impacta diretamente o rendimento do atleta, uma vez que quem consome beterraba consegue correr mais rápido e apresenta menor taxa de esforço percebido.