Vídeos com promessas falsas de cura do câncer geram lucro no YouTube
A BBC Brasil encontrou mais de 80 vídeos em diversos idiomas com falsas promessas de crua de câncer
A internet é um campo fértil para disseminação de Fake News. Uma investigação exclusiva da BBC Brasil encontrou mais de 80 vídeos com desinformação e curas falsas para o câncer em 10 idiomas, incluindo português.
Procurando no YouTube por “tratamento para o câncer” e “cura para o câncer” em português, inglês, russo, ucraniano, árabe, persa, hindi, alemão, francês e italiano, a BBC encontrou mais de 80 vídeos com desinformação sobre saúde.
Dez dos vídeos encontrados pela BBC tinham mais de um milhão de visualizações, todos eles acompanhado por anúncios que podem gerar dinheiro, tanto para os criadores quanto para o YouTube.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Um vídeo brasileiro cujo título diz que “aranto, uma planta de origem africana, cura câncer”, tem mais de 3 milhões de visualizações. Não é uma afirmação verdadeira — não há estudos científicos que a comprovem.
“É muito assustador quando você ou alguém que você ama recebe um diagnóstico de câncer”, diz o cardiologista Haider Warraich e, entrevista à BBC. “Isso nos faz tomar decisões mais com a emoção do que com a razão.”
Segundo a reportagem, a maior parte das “curas” no Brasil envolve frutas e plantas exóticas. Alguns dos vídeos incluem ressalvas como “procure o seu médico antes de adotar essa prática”, embora divulguem no título e outras partes do vídeo que a receita divulgada de fato oferece uma cura o câncer.