Vídeos que mostram reação à ‘droga zumbi’ nos EUA viralizam
Quarteirões de pessoas caídas expõem o cenário alarmante da epidemia de overdose que os EUA enfrentam
Uma série de vídeos mostrando a reação de pessoas após usarem xilazina, a chamada ‘droga zumbi’ ou ‘tranq’, tem viralizado nas redes sociais. As imagens mostram pessoas paralisadas ou caídas nas ruas de Filadélfia, no nordeste dos Estados Unidos, sob o efeito do entorpecente, que provoca sonolência extrema por longos períodos de tempo.
A droga, um tranquilizante para animais, é muitas vezes misturada ao fentanil, um opioide de uso farmacêutico para dores intensas, que já mata mais de 100 mil americanos todos os anos.
O fenantil tem potencial analgésico cerca de 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína. Ele sozinho já é perigoso, mas misturado à xilazina representa uma ameaça muito mais grave, podendo ser ainda mais mortal.
- 3 lugares para viajar de casal em São Paulo sem gastar muito
- Com campanha perfeita, Team Liquid VISA garante vaga nos playoffs do VCT Game Changers
- Café pode diminuir o risco de câncer, revela Huntsman Institute
- Milhares de brasileiros podem comemorar! Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias

Riscos da droga zumbi
Segundo o FDA – a agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano -, a xilazina não está aprovada para consumo humano. Ela é uma substância controlada nos Estados Unidos e sua posse ou distribuição é ilegal sem receita médica válida.
Ela é classificada como medicamento de Classe IV ao abrigo da Lei de Substâncias Controladas, o que significa que tem um uso médico reconhecido e um elevado potencial de abuso e dependência.
A droga, também conhecida como tranq, é um anestésico dissociativo, o que significa que pode induzir um estado de distanciamento da realidade.
Quando ingerido por humanos, pode causar alucinações vívidas, delírios e uma sensação de distanciamento do mundo ao seu redor. Os usuários também podem apresentar sintomas físicos.
Ela pode causar pressão arterial perigosamente baixa, diminuição da frequência respiratória e cardíaca e danos aos tecidos que podem causar feridas na pele e úlceras quando consumida pelas pessoas. Isso pode levar a infeções e amputações de membros.
Em alguns casos, a droga pode fazer com que o coração pare de bater, levando a parada cardíaca e consequências potencialmente fatais.
Efeitos duradouros
Os efeitos da droga zumbi podem variar em duração dependendo da dose consumida e da química corporal do indivíduo. Normalmente, o início dos efeitos da droga é rápido.
Os efeitos máximos normalmente ocorrem 10 a 15 minutos após a ingestão, e podem durar várias horas. Porém, em alguns casos, os efeitos do medicamento podem persistir por até 24 horas ou mais, principalmente se a dose consumida for elevada.