Entenda o vírus que causou a hospitalização de 22 bebês
Inchaço cerebral foi um sintoma comum entre os pacientes, segundo as autoridades de saúde
Um vírus infantil comum chamado parechovírus, que pode causar doenças graves em bebês com menos de 3 meses, está se espalhando nos EUA, alertou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) depois que 22 bebês foram hospitalizados.
Todos os bebês desenvolveram um inchaço do cérebro ou do revestimento do cérebro, uma condição conhecida como parechovírus meningoencefalite.
A maioria dos bebês (21) se recuperou totalmente, mas um ficou com convulsões como sequela e outro parece ter perda auditiva.
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Sintomas de câncer de fígado: como identificar os sinais precoces
- Doença da vaca louca: entenda os sintomas e o caso suspeito em Minas
De acordo com o CDC, a maioria dos bebês tinha irmãos mais velhos ou foi exposta a outras crianças, e um adoeceu enquanto estava na unidade de terapia intensiva neonatal. Os sintomas dos bebês incluíam febre, agitação, má alimentação, sonolência incomum e congestão.
Os médicos estão sendo orientados a considerar o vírus como um possível diagnóstico em bebês com sintomas semelhantes à sepse ou convulsões e meningite quando nenhuma outra causa é aparente.
Parechovírus
O parechovírus é comum na infância, com a maioria das crianças sendo infectadas no momento em que começam a frequentar a escola. Em crianças entre 6 meses e 5 anos, o vírus geralmente causa infecção do trato respiratório superior, febre e erupção cutânea.
Mas em bebês com menos de 3 meses, e especialmente para aqueles com menos de 1 mês, pode levar a convulsões, inchaço do cérebro e dos tecidos circundantes e doenças semelhantes à sepse, muitas vezes exigindo hospitalização.
A sepse é quando a resposta do corpo a uma infecção danifica o corpo e leva ao mau funcionamento dos órgãos.
A infecção por parechovírus também pode levar a problemas de desenvolvimento neurológico a longo prazo, embora seja raro.
O vírus pode ser transmitido por indivíduos infectados sintomáticos e assintomáticos pelas vias fecal-oral e respiratória. O período de incubação é desconhecido.
Esse tipo de vírus circula em todo o mundo. Alguns tipos mostram são mais comuns no final do verão e outono, semelhante aos enterovírus.