Visão borrada? Entenda as causas, sintomas e tratamentos do astigmatismo

Uma vez confirmado o diagnóstico por meio de exame, o médico prescreverá lentes adequadas, proporcionando o retorno da visão clara e nítida

Visão borrada: Quando o grau de astigmatismo é pequeno, a pessoa pode se acostumar à visão sem nitidez e não desconfiar que precisa de óculos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Visão borrada: Quando o grau de astigmatismo é pequeno, a pessoa pode se acostumar à visão sem nitidez e não desconfiar que precisa de óculos – iStock/Getty Images

Dados divulgados pelo Hospital dos Olhos de Santa Catarina mostram que, aproximadamente, 60% dos brasileiros sofrem algum grau de astigmatismo, doença que se caracteriza pela perda da nitidez, de longe ou de perto, e desconforto nos olhos.

Mas, afinal, o que é astigmatismo e por que ele causa visão borrada?

O astigmatismo é uma falha de refração que ocorre quando a curvatura da córnea é irregular. Com isso, a luz que vem do exterior forma a imagem em mais de um plano, resultando em uma visão borrada.

No astigmatismo, não importa se o objeto observado está longe ou perto, ele sempre será visto embaçado. No entanto, a menor ou maior nitidez vai depender do grau do astigmatismo. O esforço para focar a visão e conseguir uma imagem nítida pode causar dores de cabeça.

Quando o grau de astigmatismo é pequeno, a pessoa pode se acostumar à visão sem nitidez e não desconfiar que precisa de óculos. Por isso, recomenda-se visitas regulares ao oftalmologista.

Como corrigir o astigmatismo?

Uma vez confirmado o diagnóstico por meio de exame oftalmológico, o médico prescreverá lentes adequadas, proporcionando o retorno da visão clara e nítida.

Com o uso adequado de óculos ou lentes de contato, o portador de astigmatismo volta a enxergar normalmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a curvatura da córnea também pode ser corrigida através de cirurgia refrativa (a laser).

Após a correção cirúrgica, o paciente com astigmatismo deve recuperar a visão normal e poderá dispensar os óculos. No entanto, há registros de uma regressão em cerca de 15% dos casos nos primeiros anos após a cirurgia.

Astigmatismo x miopia

É frequente a ocorrência de astigmatismo e miopia no mesmo olho. Em casos assim, a visão pode ser corrigida com lentes que retificam as duas falhas ou através de cirurgia.

As pessoas com astigmatismo e miopia têm dificuldade para enxergar tanto de longe quanto de perto, percebem os olhos embaçados e podem se queixar de dores de cabeça.

Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

Com informações do site Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein.

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/estudo-revela-conexao-entre-problemas-de-visao-e-demencia/