Vitamina D pode ser uma aliada contra o câncer
A exposição ao sol pode trazer diversos benefícios à saúde, mas desde que seja com moderação. É que por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, que fortalece os ossos.
Mas agora um estudo japonês sugere que a vitamina D, em níveis elevados no sangue, também pode ajudar a reduzir o câncer.
De acordo com o estudo, pessoas com níveis relativamente mais altos de vitamina D têm 25% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. Essa porcentagem sobe para 55% nos casos de câncer no fígado, especialmente em homens.
- Pressão alta: como combater a hipertensão com 5 alimentos naturais
- Prado (BA) tem praias quase desertas e cenários de tirar o fôlego
- Indícios de que você tem intolerância à lactose
- 5 experiências de turismo comunitário na Amazônia
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 30 mil pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 40 e 69 anos por cerca de 20 anos.
Além da luz solar, outra maneira de obter a vitamina D é por meio da alimentação e suplementação com orientação médica. Para evitar a carência do nutriente é interessante incluir na dieta alimentos ricos nesta substância e também tomar entre 15 e 20 minutos de sol sem proteção solar e com braços e pernas expostos todos os dias.