Xixi com cheiro muito forte? Conheça os culpados

É importante notar que a intensidade do odor da urina pode variar de pessoa para pessoa, e nem todas as pessoas enfrentarão o problema com esses culpados

Conheça alguns alimentos que deixam o xixi com cheiro forte
Créditos: Viktoriya Kuzmenkova/istock
Conheça alguns alimentos que deixam o xixi com cheiro forte

A cor regular da urina varia de amarelo bem claro a amarelo mais intenso e, embora possa haver um certo cheiro, geralmente não é algo que chama tanto atenção. Porém, alguns alimentos podem causar um cheiro mais forte no xixi devido a substâncias químicas que são metabolizadas pelo corpo e excretadas na urina.

Essas substâncias podem estar naturalmente presentes nos alimentos ou adquiridas durante o processo de digestão.

Algumas das principais causas de odor forte na urina são:

Alho e cebola

Alho e cebola têm substâncias químicas que contêm enxofre e, à medida que se decompõem, podem contaminar o xixi. Esse cheiro é comumente comparado a repolho podre.

Café

Beber café regularmente pode causar urina com cheiro desagradável. Isso por conta de um composto encontrado na bebida que pode dar à urina um cheiro distinto. Além disso, a cafeína é um diurético. Então, quando consumimos café em excesso, podemos urinar mais e ficar desidratado, o que acaba levando a um cheiro mais perceptível.

Especiarias

Especiarias como cominho, açafrão e coentro podem causar mau cheiro na urina. Isso ocorre porque os produtos químicos aromáticos que dão o cheiro às especiarias são mantidos à medida que passam pelo corpo. Mesmo após a digestão da comida, o cheiro ainda pode ser detectado na urina.

Quando o cheiro do xixi pode ser um sinal de infecção?

Urina com mau cheiro normalmente não é motivo de preocupação, mas se você também tiver outros sintomas, como dor, urinar mais do que o normal ou a urina parecer turva, pode ser uma infecção do trato urinário (ITU).

Com menos frequência, o xixi com cheiro forte pode ser causado por outras condições, como diabetes tipo 2 e pedras nos rins, portanto, é importante entrar consultar um médico.