Yoga protege contra doenças cardíacas, diz estudo
Praticar yoga pode ser uma boa maneira de se proteger contra doenças do coração, em particular se você não pode fazer exercícios pesados. É o que aponta uma recente pesquisa feita na Holanda.
De acordo com uma revisão de 37 estudos envolvendo cerca de 3 mil pessoas, o milenar exercício foi associado a uma redução de fatores de risco cardíaco, incluindo colesterol e hipertensão.
Segundo o site da BBC, a revisão não explicou o mecanismo pelo qual a yoga pode ser benéfica. No entanto, especialistas dizem que uma explicação pode ser o seu efeito calmante. O estresse tem sido associado a doenças cardíacas e pressão arterial elevada.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Este sintoma incomum ao dormir pode indicar doença cardíaca séria
Observações importantes
Tântrica, Hatha e Ashtanga são alguns tipos de yoga, que aplicam força, flexibilidade e respiração com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e mental. No entanto, a prática não conta para as recomendações de atividade física semanal.
A maioria não exige força que seja equivalente aos 150 minutos de intensidade moderada de atividade aeróbica recomendada por especialistas recomendam para proteger o coração e os pulmões.
A yoga também não pode ser praticada como um exercício de fortalecimento muscular – que especialistas também recomendam em dois ou mais dias por semana.