Entenda porque ser gentil ao volante torna o trânsito mais seguro

A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e o direito de ir e vir dos cidadãos

Por: Publi

Realizada anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito tem chamado atenção para a importância de um trânsito seguro, mais gentil e tolerante.

Incentivar ações que buscam conscientizar a sociedade sobre o compromisso com a vida e o desenvolvimento de postura e atitudes amistosas no trânsito são estratégias eficazes para o bem-estar de todos os cidadãos.

Campanha da Porto Seguro incentiva trânsito mais gentil e seguro
Crédito: Trânsito+gentil / Porto Seguro / ReproduçãoSemana Nacional do Trânsito chama atenção para a importância de pequenos gestos serem responsáveis por uma mudança de atitude dos motoristas

Prova disso é a campanha Trânsito+gentil da Porto Seguro, que há mais de 10 anos busca, acima de tudo, uma mudança no comportamento das pessoas que fazem o trânsito das cidades.

A campanha, que ganha ainda mais força na Semana Nacional do Trânsito, chama atenção para o fato de que pequenas atitudes influenciam motoristas, motociclistas e pedestres a serem mais tolerantes no trânsito e evitarem situações de conflitos.

Entre os desafios da campanha para 2020, está a retomada da circulação de veículos após o isolamento social provocado pelo novo coronavírus. A pandemia inclusive foi responsável por novos comportamentos entre os jovens, que tiveram um aumento significativo no desejo pelo carro próprio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Capgemini, que envolveu 11 mil pessoas em 11 países, dos entrevistados com idade entre 18 e 24 anos que manifestaram intenção em comprar um automóvel, 85% pretendem fazê-lo pela primeira vez.

Esse resultado aponta uma reversão histórica no comportamento desta faixa etária, que antes da pandemia privilegiava o uso de transporte público, carros por aplicativos ou compartilhamento de automóveis.

Outra preocupação que surgiu durante o isolamento social foi a busca por diferentes possibilidades de locomoção dentro das grandes cidades. Um dos impactos mais visíveis desta nova necessidade foi o crescimento de 50% nas vendas de bicicletas no Brasil entre os meses de maio e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento realizado pela Aliança Bike, uma associação do setor, uma das explicações para esse número está no fato de que as pessoas no pós-isolamento, além de buscarem fugir das aglomerações no transporte público, estão à procura de uma vida mais saudável.

Ainda assim, velhos hábitos no trânsito não mudaram. Mesmo durante a quarentena e com uma circulação menor de veículos, muitas cidades tiveram um aumento significativo de multas por excesso de velocidade.

Como é o caso de duas capitais no Nordeste do país. Em Fortaleza, por exemplo, houve um aumento de 23% neste tipo de infração entre os meses de março e maio, em relação ao mesmo período de 2019. Já em Salvador, o número foi ainda maior, com um aumento de 33% no número de autuações por excesso de velocidade no primeiro semestre de 2020.

Isso mostra que antigas práticas permanecem inalteradas mesmo em situações excepcionais.

É a partir deste ponto que a Semana Nacional do Trânsito e a campanha Trânsito+gentil pretendem atuar neste ano, ao mostrar que é importante continuarmos falando de gentileza ao volante e valorizando os pequenos gestos.

Afinal, quem é gentil no trânsito desenvolve senso de comunidade e extrapola suas gentilezas para toda a rotina do dia a dia, incluindo seu ambiente de trabalho, sua casa e até sua comunidade.

Gentileza gera gentileza

Inspirados na Semana Nacional do Trânsito e para mostrar que essa mudança é possível e que pequenos gestos são um ponto de partida para grandes transformações, separamos algumas dicas disponíveis no site da campanha da Porto Seguro para tornar o trânsito mais seguro e gentil:

Agora que você já conhece algumas destas gentilezas, chegou a sua hora de colocá-las em prática. E se quiser conhecer muitas outras acesse o site www.transitomaisgentil.com.br.

Compartilhe: