A condição pode apresentar diferentes graus, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia total dos 4 membros

O que é a síndrome de Guillain-Barré?

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

saúde

A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio autoimune raro em que o sistema imunológico ataca erroneamente os nervos. Isso pode causar sintomas diversos e, em casos graves, levar à paralisia.

saúde

A síndrome pode afetar todas as idades, sendo mais comum em adultos acima dos 50 anos. Geralmente, evolui rapidamente, atingindo o pico de gravidade em duas a três semanas.

saúde

Embora a causa exata seja desconhecida, a maioria dos casos ocorre após infecções virais ou bacterianas, como Campylobacter, Zika, dengue, e outras.

saúde

Essas infecções acionam o sistema imunológico para produzir anticorpos, que, em excesso, atacam a bainha de mielina dos nervos periféricos, causando a síndrome.

saúde

O primeiro sinal é geralmente dormência ou queimação nas extremidades, começando pelos membros inferiores e superiores, seguido de fraqueza progressiva, podendo levar à paralisia.

saúde

Em casos graves, os músculos do peito são afetados, dificultando a respiração, fala e deglutição, necessitando internação em UTI. A maioria se recupera totalmente, mesmo em casos graves.

saúde

Outros sintomas incluem visão dupla, fraqueza facial, confusão mental, tremores, dor intensa, problemas de coordenação, batimentos cardíacos anormais e problemas digestivos e urinários.

saúde

O diagnóstico baseia-se em avaliação clínica e neurológica, análise do líquido cefalorraquidiano e, às vezes, ressonância magnética para identificar causas de fraqueza muscular.

saúde

Não há cura, mas terapias como plasmaférese e imunoglobulina intravenosa reduzem a gravidade. Fisioterapia precoce mantém a funcionalidade dos movimentos. O SUS oferece tratamentos e reabilitação

Quer saber mais sobre o que é a síndrome de Guillain-Barré?

saúde

+
+
+

+
+
+

+ + +

Clique aqui!