20 coisas que você precisa saber antes de visitar o Vietnã

Um país incrível e um destino cada vez mais procurado

Por: DPB Intercâmbio

Um país incrível e um destino cada vez mais procurado entre turistas do mundo todo. Entre as muitas belezas naturais, o Vietnã ainda é lembrado no imaginário ocidental por suas guerras, e pouco se sabe sobre o quanto esse exótico lugar tem a oferecer.

Com tantas diferenças culturais, quem pretende visitar o Vietnã e quer saber como lidar com o trânsito frenético e costumes locais, precisa conferir essa lista com dicas do que saber antes de aterrissar no país. Um lugar que ficará gravado na memória de qualquer viajante para sempre.

Crédito: HuyThoai/iStockHalong Bay é reconhecida como um dos locais mais lindos do mundo

1 – Não existem vôos diretos do Brasil. Air France e Qatar Airways são as companhias com conexões mais utilizadas. Se a opção for pela Europa ou Oceania, as possibilidades se ampliam.

2 – A culinária vietnamita é rica e variada e, tanto os restaurantes como as barracas de rua são uma delícia. Você precisa provar o Phò, Bún chả e Bún bò Huế.

3 – Aliás, aprenda a falar o nome do prato mais conhecido no país. O Phò, um tipo de sopa, é pronunciado algo como “fãh”.

VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE

Crédito: Divulgação4 – A sopa de macarrão (noodle soup) é muito comum no café da manhã

5 – Ainda com relação à comida, vale ressaltar que vegetarianos são muito bem vindos no país. Quase todos os restaurantes possuem uma parte do menu especialmente destinada para quem segue essa dieta.

6 –  A temperatura varia muito entre as montanhas e o litoral, o norte e o sul. Para curtir as praias, a melhor época é entre maio e agosto e, de dezembro a março, faz frio no norte do país.

Crédito: Mikeinlondon/iStockTemplo em Hoi An, uma das metrópoles do  Vietnã

7 – Hanói e Ho Chi Minh City (antiga Saigon) são metrópoles vibrantes. Halong Bay (patrimônio da Unesco) e Sapa seguem a linha mais natureza e turismo de aventura. Já Nha Trang é o balneário mais badalado e as cidades imperiais de Hoi An e Hue são imperdíveis.

8 – A moeda é o dong e caixas eletrônicos são facilmente encontrados, mas a maioria dos estabelecimentos aceita apenas dinheiro em espécie. Vale lembrar que os muitos zeros nas notas de dong confundem na hora de pagar a conta. Fique atento.

Crédito: DivulgaçãoVale lembrar que os muitos zeros nas notas de dong confundem na hora de pagar a conta

9 – Quanto ao visto, é preciso se programar e tirar com antecedência. É uma etapa muito fácil e pode ser feita de duas formas: na embaixada do Vietnã ou e-visa, no qual você encaminha um pedido de visto online, recebe uma carta de aprovação e finaliza o processo quando chegar no aeroporto.

10 – O Vietnã é um dos destinos mais baratos do mundo, ou seja, é um ótimo lugar para você ficar em uma acomodação de primeira pelo mesmo preço que você costuma pagar por um hostel bem barato na maioria dos lugares.

Crédito: NicolasMcComber/iStock11 – O trânsito é caótico. O fluxo de motocicletas é tão impressionante que virou atração turística

12 – Quando cruzar as ruas, vá com calma e sempre em frente. Não recue. Exige toda uma técnica e em alguns dias você se habitua.

13 – Beba muita água para se manter hidratado durante o dia e, tenha certeza de comprar uma garrafa lacrada. A água da torneira não é recomendada.

14 – Visitar templos e pagodas requer se vestir de forma adequada. Bermudas ou saias abaixo do joelho e ombros cobertos para mulheres são regras básicas.

15 – As pessoas são extremamente simpáticas e podem até pedir para tirar uma foto com você, como aconteceu com a gente.

16 – Pechinche. O primeiro preço nunca é o final.

Crédito: NanoStockk/iStockTerraced rice field landscape near Sapa in Vietnam. Mu Cang Chai Rice Terrace Fields stretching across the mountainside, layer by layer reaching up as endless, with about 2,200 hectares of rice terraces, of which 500 hectares of terraces of 3 communes such as La Pan Tan, Che Cu Nha and Ze Xu Phinh.

17 – É uma prática comum os hotéis ou hostels ficarem com o seu passaporte durante sua estadia.

18 – O Vietnã é maior do que você imagina. Reserve algumas semanas para ver tudo.

19 – Os meios de transportes são bem diferentes do que somos acostumados: ônibus com cama, tocando DVD’s com músicas locais em alto volume e buzinas o tempo todo durante o trajeto. E você precisa tirar os sapatos na maioria deles.

20 – O Vietnã é um país socialista. Possui um modelo único e quase todas as barreiras econômicas já foram vencidas, inclusive com os Estados Unidos. É o maior crescimento econômico do Sudeste Asiático.

Compartilhe:

Por: DPB Intercâmbio

O portal do intercambista brasileiro no exterior

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário DPB Intercâmbio da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.