4 passeios em meio à natureza para fazer em Brotas
Para desconectar-se da rotina, estância turística é destino ideal para imersão na natureza
Procurando um destino para se desconectar e fazer uma imersão na natureza? Que tal incluir Brotas (SP) no seu roteiro?
A estância turística, localizada a 250 km da capital paulista –cerca de 3 horas de carro–, oferece inúmeras atrações para quem deseja descansar em meio à natureza ou busca adrenalina.
Conhecida como a “Capital do Turismo de Aventura”, Brotas oferece uma boa oferta de atividades, como: rafting, boia cross, canionismo, tirolesas, arvorismo, cicloturismo, balonismo, entre outros.
Não se preocupe, todas as atividades são seguras. Brotas foi a primeira cidade do país a criar uma lei específica de turismo de aventura e natureza, fato que inspirou o Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) a criar a normalização do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, através do Programa Aventura Segura.
Confira abaixo 4 passeios para fazer em Brotas
Rafting no rio Jacaré Pepira
Com mais de 174 km de extensão, o rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluídos do estado, tem a sua nascente em Brotas e seu trecho mais encachoeirado.
O rio Jacaré-Pepira também é ideal para a prática do rafting. O percurso com os botes leva cerca de duas horas, mas reserve o período da manhã ou da tarde para praticar, a considerar as instruções de segurança e deslocamento dos grupos da operadora até o ponto de partida dos botes.
Tirolesa e passeio de quadriciclo
A aventura também está no ar. Os ecoparques oferecem pacotes que incluem também descidas de tirolesa, entre os melhores circuitos do país –algumas descidas têm até 100 metros de altura. Ou, ainda, fazer a descida da cachoeira no canionismo, uma das experiências mais emocionantes no rapel.
Por solo, a aventura motorizada também vai tirar o fôlego de quem busca aventura e vento no rosto. Entres as opções está o passeio de quadriciclo em trilhas que cortam matas e riachos com destino a belas cachoeiras. Ou o sobe e desce nos circuitos de off road e nas trilhas enlameadas.
Detox digital
Em Brotas, contemplar a natureza é um convite à meditação e ao relaxamento. No ecoparque Poção, por exemplo, a trilha mata adentro permite observar e identificar os pássaros entre as espécies identificadas nas placas durante o trajeto. A trilha leva até a ‘praia do Poção’, uma das mais bonitas praias de rio em Brotas onde também é permitido fazer flutuação com os coletes salva-vidas por águas tranquilas.
A Fazenda Sakurá é outro ambiente de intensa conexão com a natureza e um toque oriental. Para hospedagem, além da pousada, o visitante pode acampar. Tomar banho de rio, passear na trilha, espreguiçar-se no redário ou visitar o pomar e o lago japonês são algumas das opções ao visitante.
A experiência de estar na fazenda em um ambiente que remete a aconchego e receptividade é vivenciada ao máximo na Pousada Sabiá. Além dos charmosos chalés, o visitante vai encontrar um lugar repleto de natureza e uma fazendinha com animais entre patos, galinhas e cavalinho bastante amigáveis. De manhã, o café é digno de um desjejum da fazenda, com direito a pão caseiro e ovos mexidos.
Comida caipira em Brotas
Natureza e comida caipira também são abundantes no Sítio Pantanal, onde é possível contemplar a beleza irradiante da florada dos campos de girassóis. As belas paisagens encontram-se com o rio Bicudo. Lá a atividade é observar pássaros como graças, siriemas e até o tuiuiui, símbolo do Pantanal.
O Sítio Pantanal também oferece o serviço de café colonial –-servido com reserva- e almoço com cardápio variado e conceito “slow food”, ambiente ideal para a pausa entre as atividades com a família ou amigos.
Na praia artificial, o visitante tem a experiência de estar em um ambiente que remete a paisagens litorâneas e de fazenda ao mesmo tempo, tudo isso com serviço de bar no Quiosque Tuiuiú. Além de se divertir com a catapulta inflável, slack line, stand up paddle e caiaque.