5 destinos que estão fora dos roteiros tradicionais na Itália
Está planejando fugir do inverno brasileiro? A dica é aproveitar o verão na Europa, mais precisamente na Itália –último país a reabrir as fronteiras ao turismo.
A Itália se destaca por inúmeros motivos, como arte, história, belezas naturais, gastronomia deliciosa e as altas temperaturas em seu estonteante litoral nesta época do ano.
Mas não pense que os atrativos estão apenas em Roma, a capital, Florença, Milão ou Veneza. De acordo com Deyse Ribeiro, da agência de viagens Tour na Itália, o país oferece muito além dessas cidades, com destinos impressionantes que fogem dos roteiros tradicionais e encantam até os viajantes mais exigentes.
- Saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos de autismo
- Alecrim faz bem para a memória; saiba como consumir
- Seu tipo de corpo pode te colocar em maior risco de câncer colorretal
- 5 sinais de autismo que podem ser percebidos na fase adulta
“Principalmente no verão, há muito o que vivenciar, como as ilhas rodeadas pelo mar azul, nas quais é possível fazer passeios de barco e admirar as casinhas e monumentos que enfeitam as falésias”, explica.
Um outro lado da Itália ainda “desconhecido” dos brasileiros
Um dos destinos mais populares e românticos da Itália, a Toscana tem atrações infinitas, já bem reconhecidas pelos viajantes.
Mas ainda há muito a se descobrir, como o arquipélago da região, que conta com sete ilhas fascinantes, com fauna e flora preservadas e protegidas pelo Parco Nazionale Arcipelago Toscano. São elas: Montecristo, Gorgona –ambas fechadas para visitação–, Giglio, Capraia, Pianosa, Giannutri e a Ilha de Elba.
Com águas cristalinas, perfeitas para um mergulho e para avistar mais da vida marinha local, as ilhas proporcionam esplêndidos cenários de natureza, para aproveitar a vida ao seu ritmo durante as férias. Há falésias com vistas de tirar o fôlego, praias isoladas e intocadas, grutas, entre outros passeios imperdíveis.
Quem programa uma viagem pelo golfo de Nápoles, com certeza, precisa incluir a ilha de Capri no roteiro. No entanto, há outras duas ilhas na região que prometem muito mais exclusividade. Procida já tem uma certa fama por ter sido cenário do filme “O Carteiro e o Poeta” e esbanja charme e belezas naturais.
Menor ilha do arquipélago da Campania, uma das grandes atrações de Procida é justamente caminhar pelas ruas de pedra e explorar cada canto. A Marina de Corricella, encantador bairro de pescadores, é um dos mais famosos, com seus barquinhos ancorados e o colorido das casas. Em Terra Murata, o prêmio é a vista panorâmica do mar e da costa.
Ainda pelas ilhas napolitanas, Ischia tem paisagens verdejantes, belas praias e termas, pois a ilha é de origem vulcânica. Para conhecer, há o castelo Aragonês, o monumento mais famoso e acessível por uma ponte de pedras, além do charmoso Centro Histórico.
Para o traslado entre Ischia e Procida, o Tour na Itália indica um passeio privativo em um luxuoso iate para apreciar as belezas desses destinos, equipados com bebidas e aperitivos.
Outras belezas para descobrir naItália
Já para quem deseja visitar a região de Lazio, as Ilhas Pontinas são parada obrigatória. A maior ilha, Ponza, tem praias perfeitas para o verão, em sua maioria recortadas por rochas, confirmando sua origem vulcânica da ilha.
Entre as atrações imperdíveis, o Tour na Itália indica as Cavernas de Pilatos, o Chiaia di Luna e as inúmeras enseadas espalhadas por todo o território, como as Piscinas Naturais, Cala Feola e Cala Felce.
Mais ao sul da Itália, a região da Puglia também é uma excelente opção para fugir dos destinos lotados de turistas. Localizado bem na espora da “bota italiana”, no meio do Mar Adriático, o pequeno arquipélago de Tremiti encanta os viajantes por sua história e paisagens e praias incríveis.
O destino faz parte do Parque Nacional Gargano, uma península intocada que também inclui a Floresta Umbra e a área protegida dos lagos Lesina e Varano. Ao todo, são cinco ilhotas: San Domino, San Nicola, Capraia, Cretaccio e Pianosa, todas rodeadas por águas em tom azul-turquesa, que destacam ainda mais a exuberante vegetação local.
De acordo com Deyse, vale a pena fazer um passeio de barco e visitar suas incríveis cavernas, como a Grotta delle Viole, a Grotta delle Rondinelle e a Grotta del Bue Marino.