Como planejar sua viagem pela Itália em 5 passos

Passo a passo para desbravar a Itália

Por: 360meridianos | Comunicar erro

O Brasil tem o maior número de descendentes de italianos do mundo (sem contar a própria Itália, claro). Mesmo quem não tem um sobrenome que remeta ao país provavelmente não escapou de consumir pitadas de cultura italiana na forma de músicas, filmes, novelas, receitas e tudo mais. Talvez, por isso, o sonho de conhecer a Itália passa pelas mentes de tantos brasileiros.

Mas, antes de embarcar, tem algumas coisas que você precisa saber. Anote as dicas!

Escolha bem as cidades

O país não é tão grande, mas é “comprido”. De Veneza a Nápoles, por exemplo, a viagem é longa e cansativa. Faz mais sentido estabelecer bases e, a partir delas, conhecer as cidades próximas em viagens mais curtas de um ou mais dias. Roma, Florença, Bolonha, Milão são bases interessantes para explorar os arredores, além de serem incríveis sozinhas também. Temos doze sugestões de roteiros pela Itália. Adapte-os da maneira que quiser!

Tenha mapas sempre em mãos

Saber um tiquinho de geografia é sempre muito útil em viagens. Em alguns lugares da Itália, é imprescindível ler mapas, desde a hora do planejamento. Entender como se distribuem os bairros de Veneza é essencial para escolher onde ficar por lá, por exemplo (clique e veja um guia completo da cidade dos canais). Isso vai depender muito do seu objetivo na viagem.

Saiba o mínimo de italiano

Se você prestou bem atenção nas novelas brasileiras que tinham personagens italianos, vai tirar essa de letra. Se pulou essa fase, tudo bem também: não é preciso ser fluente em italiano para se virar por lá. Mas pelo menos tenha em mente que até os nomes das cidades mais famosas são diferentes no idioma original. Florença é Firenze, Milão é Milano e assim por diante. Faça uma listinha com as palavras mais importantes, só para não ser pego desprevenido.

Reviva a história

Visitar a Itália é ter oportunidade de passar por cenários de episódios importantes da trajetória da civilização ocidental. Leve isso em consideração ao montar seu roteiro, caso seja interessado em história. É bom decidir com antecedência se quer visitar o Coliseu à noite, ou quando é melhor ver a estátua de Davi em Florença ou as ruínas de Pompeia. Mas lembre-se de que nada é obrigatório. Não se force a conhecer determinado lugar só porque um livro falou que ele é imperdível. E isso nos leva à última dica.

Entre no ritmo da Itália

Escolher um destino é também escolher qual será o ritmo dos seus dias naquele lugar. Isso é especialmente verdade na Itália, que é o berço da cultura slow, uma série de práticas que visam a desaceleração da vida em vários aspectos. Pesquise para saber como é o dia a dia no lugar que você quer visitar. Entenda que a Costa Amalfitana, apesar de ser litoral, não é um destino de praia, e que as Cinque Terre são mais adequadas para quem gosta mais de trilhas e paisagens do que de museus ou estátuas. Já o ritmo de Roma é mais acelerado, e você vai querer ver muitas atrações em um só dia.

Compartilhe:

Autor: 360meridianos

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário 360meridianos da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
2
02:49
A LAMA DE BRUMADINHO RESPINGA NO GOVERNO BOLSONARO
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …
6
01:38
Hostel em Tóquio tem quartos em prateleira de livros
Um hostel no Japão tem uma proposta bem diferente: fazer com que os seus visitantes durmam entre os livros
7
01:29
10 itens mais estranhos apreendidos nos aeroportos dos EUA
A lista inclui algumas peças de arte bizarras feitas com granadas (sem poder de explosão), uma foice e até um …
8
43s
The Great LEGO Race
A montanha-russa de realidade virtual é a primeira feita para crianças e conta com mini figuras de Lego, uma prancha …