Maioria dos viajantes quer provar gastronomia local, diz pesquisa
Uma pesquisa com viajantes de brasileiros, franceses, americanos, chineses e australianos revela que a grande maioria quer conhecer gastronomia local quando viajam, independentemente da idade.
Para 54% dos entrevistados, provar novos sabores é um item praticamente obrigatório na lista de viagens –particularmente a 61% das pessoas entre 50 a 65 anos. Experimentar a gastronomia também é popular a 48% daqueles com 18 a 34 anos.
Outra curiosidade apontada no estudo divulgado pela rede francesa AccorHotels está entre os millennials. A geração mostra que aprecia e procura experimentar novos paladares, mas 37% confessam que sentem falta da cozinha de seus países –contra 25% do público entre 50 e 65 anos. O que mostra a volatilidade do perfil: estão abertos a novidades do mundo cosmopolita e tecnológico, mas em quesitos afetivos, como a gastronomia, não tendem a arriscar.
- 5 destinos brasileiros perfeitos para viajantes chocólatras
- 5 cidades para conhecer na França e fugir de Paris
- 10 cidades para conhecer na França para um roteiro incrível
- Pesquisa revela 7 tendências de viagem para 2024
Voltar para casa nem sempre é uma tarefa fácil. Após uma viagem com novidades e mordomias, 35% dos viajantes gostariam de manter a regularidade em refeições saudáveis e balanceadas experimentadas nos hotéis. Mas o café da manhã é o queridinho entre os serviços hoteleiros, de acordo com 48% dos participantes. Principalmente para o público feminino: 53% delas adorariam a comodidade sem precisar preparar ou sair para comer, contra 43% dos homens.
França no topo da lista
Destino favorito para os amantes do turismo gastronômico, a França é a razão da visita de 38% dos alemães, por exemplo. Já 20% dos chineses preferem experimentar as especialidades francesas que consideram “peculiares”.
Mas e o tão famoso croissant? 14% dos ingleses não abrem mão do pãozinho verdadeiramente francês. Confiantes, os próprios franceses (39%) acreditam que a boa mesa deve ser um critério para a viagem, item que, de maneira geral, perde apenas para Torre Eiffel e lugares históricos.
O estudo on-line foi feito pela GFK, empresa alemã especialista em pesquisa de mercado, entre os meses de abril e maio, com viajantes entre 18 e 65 anos que visitaram destinos internacionais pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.