6 atrações para visitar com as crianças em Bonito (MS)

A capital brasileira do ecoturismo proporciona flutuações, atividades de aventura, grutas, passeios para todos os perfis de viajantes

Conhecido por seus rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e cavernas, Bonito (MS) é muito procurada por quem busca maior contato com a natureza. Inclusive famílias com crianças.

A maioria dos atrativos de Bonito conta com estrutura inclusiva para crianças a partir de 3 anos, oferecendo equipamentos de segurança e atividades que proporcionam não só a descoberta de um mundo novo, mas também um aprendizado in loco sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Vista do complexo de ecoturismo Nascente Azul, em Bonito (MS)
Créditos: Divulgação
Vista do complexo de ecoturismo Nascente Azul, em Bonito (MS)

Além disso, as agências de viagem especializadas nessa região, como a Acqua Studio de Viagens, oferecem roteiros personalizados para ajudar as famílias com crianças a conhecerem o destino unindo diversão, relaxamento e aventura na medida certa.

Confira abaixo dicas de passeios para fazer em família no paraíso sul-mato-grossense.

6 atrações para visitar com crianças Bonito (MS)

Nascente Azul

Além de ser um lugar para lazer e turismo ecológico, a Nascente Azul desempenha um papel fundamental na educação ambiental dos seus visitantes, principalmente das crianças. Localizado em uma das áreas mais bonitas de Bonito, o atrativo ensina aos pequenos conceitos importantes como sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

A flutuação na Nascente Azul, em Bonito (MS), é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar
Créditos: Daniel de Granville/Divulgação
A flutuação na Nascente Azul, em Bonito (MS), é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar

O lugar também é ideal para iniciar a atividade de flutuação no Rio Nascente Azul, permitindo crianças a partir de 4 anos. Durante o passeio, os visitantes mais jovens aprendem como o rio se forma com a água que brota do solo e podem observar a rica biodiversidade embaixo d’água.

Há também a opção de fazer o mergulho para conhecer o Museu Subaquático com suas estátuas submersas. A atividade é indicada para crianças a partir de 10 anos. Já a tirolesa, que tem um percurso de 450 metros, é indicada para maiores de 40kg e 1,20m de altura.

Aquário Natural

Uma das atrações mais populares de Bonito, o Aquário Natural é uma piscina natural cercada por vegetação e rochas calcárias, onde os visitantes podem nadar e observar peixes coloridos. É uma experiência única e memorável para toda a família.

O Aquário Natural é uma piscina natural com águas cristalinas
Créditos: Hudson Garcia/Divulgação
O Aquário Natural é uma piscina natural com águas cristalinas

O atrativo fica situado dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita, e tem percurso de flutuação com cerca de 800m, indo até o encontro com os rios Formoso e Formosinho.

A atividade é realizada por cerca de duas horas e as crianças até 7 anos pagam somente a taxa de guia.

Balneário do Sol

O Balneário do Sol é uma parada ideal para descansar em meio à natureza de Bonito. Às margens do Rio Formoso, o lugar tem estrutura para a família inteira, incluindo piscinas e o próprio rio para nadar, trilhas ecológicas, playground, salão de jogos e quadras poliesportivas.

O Balneário do Sol às margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou no próprio rio, entre as piraputangas, curimbas e dourados,
Créditos: Divulgação/Balneário do Sol
O Balneário do Sol às margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou no próprio rio, entre as piraputangas, curimbas e dourados,

No atrativo, o visitante ainda pode contemplar diversas espécies de aves e macacos e tirar belas fotos. Crianças até 5 anos não são cobradas no Balneário do Sol.

Abismo Anhumas

Com beleza excepcional e um mistério fascinante que atrai adultos e crianças em busca de suas águas cristalinas, o Abismo Anhumas é um lugar mágico, cheio de experiências e aventuras para todas as idades.

Interior do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
Créditos: Daniel de Granville/Divulgação
Interior do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)

O lago dentro da caverna tem uma cor singular e temperatura da água em média de 18ºC, permitindo que as crianças a partir de cinco anos possam, com segurança e acompanhadas pelos responsáveis, flutuar de snorkel para explorar a fascinante floresta de cones e suas formações calcárias (estalagmites).

Eles também podem fazer um passeio de bote pelas águas transparentes, admirando as formações rochosas incomuns e ouvindo histórias fascinantes sobre o local. É um cenário incrível para toda a família descobrir e guardar na memória para sempre.

O acesso ao Abismo Anhumas é feito por meio de um rapel elétrico, tornando-o acessível e inclusivo, permitindo que crianças a partir de 5 anos vivenciem essa experiência no “centro da terra”.

Parque das Cachoeiras

Localizado a uma distância de 17 quilômetros de Bonito, o Parque das Cachoeiras disponibiliza trilhas que são cercadas por árvores, animais e diversas cachoeiras, como o nome já sugere.

A cachoeira do Sinhozinho, em homenagem a figura icônica de um curandeiro de Bonito
Créditos: Divulgação
A cachoeira do Sinhozinho, em homenagem a figura icônica de um curandeiro de Bonito

Dentro desse espaço, é possível desfrutar de diversas paradas para mergulho em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso. Uma das principais atrações é a Cachoeira da Carretilha, que tem uma tirolesa improvisada para levar os visitantes diretamente para o rio.

Crianças de até 5 anos não pagam a entrada no atrativo.

Bio Park

O Bio Park é um refúgio para a vida selvagem no destino sul-mato-grossense e uma ótima opção para se envolver com uma iniciativa de sustentabilidade e preservação ambiental.

O espaço abriga diversas espécies animais nativas da região, cada uma com uma história notável de superação e que não seriam capazes de sobreviver na natureza se fossem deixadas sozinhas.

O Bio Park abriga animais que não podem retornar à natureza
Créditos: Divulgação/Bio Park
O Bio Park abriga animais que não podem retornar à natureza

Os visitantes podem optar por uma visita guiada ou livre. É possível observar mais de 20 espécies de animais do Pantanal, incluindo aves, répteis e mamíferos. O complexo do parque também inclui uma fazenda de mini-animais, onde as crianças podem interagir com pôneis, mini-vacas, mini-porcos, mini-coelhos e outros animais domésticos. Crianças até 6 anos não pagam a entrada.

Vale lembrar que a maioria das atividades requer reserva antecipada e a contratação de guias especializados para garantir a segurança e a melhor experiência possível.