Alcachofra é estrela de restaurantes em São Roque (SP)
A safra de alcachofra acontece entre os meses de setembro e novembro
Está aberta a temporada da alcachofra. A iguaria, que chegou ao Brasil há mais de cem anos, é a estrela dos cardápios de alguns restaurantes de São Roque, no interior de São Paulo.
A cidade é responsável por 90% do cultivo nacional da alcachofra. Tamanho destaque proporcionou à região uma variedade da flor que é produzida exclusivamente lá, a alcachofra roxa de São Roque –que ganhou uma nova cor para se adaptar bem ao clima e solo local.
Neste ano São Roque colherá bons frutos. De acordo com a Associação de Produtores de Alcachofra de São Roque, o inverno de poucas chuvas resultou no clima perfeito para o cultivo da iguaria e promete uma colheita de até 120 mil caixas, totalizando mais de 250 mil flores.
Alcachofra no cardápio
Não tem como falar de alcachofra sem lembrar da Cantina Tia Lina. Localizado na Estrada do Vinho, o restaurante promove o melhor da gastronomia italiana na região.
Junto com a safra, o cardápio chega cheio de originalidade, especializado na flor comestível, e é composto pelos seguintes pratos: alcachofra ao alho e óleo, alcachofra recheada, coração de alcachofra, botões de alcachofra à milanesa e rondelli de quatro queijos com alcachofra.
Para uma experiência gastronômica completa, não podem faltar as sobremesas. A alcachofra em caldas e a alcachofra crocante são duas exclusividades que entram no menu em setembro e podem ser degustadas até o final da temporada, em novembro.
O restaurante conta ainda com um empório na parte externa. É possível comprar patês, antepastos e até mesmo a flor in natura.
Tia Lina
Onde: Estrada do Vinho, km 10, Canguera, São Roque
Horário: sexta, das 11h30 às 15h; sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 17h
Informações: (11) 4711-2018 ou www.cantinatialina.com.br.