Alcachofra é estrela de restaurantes em São Roque (SP)
A safra de alcachofra acontece entre os meses de setembro e novembro
Está aberta a temporada da alcachofra. A iguaria, que chegou ao Brasil há mais de cem anos, é a estrela dos cardápios de alguns restaurantes de São Roque, no interior de São Paulo.
A cidade é responsável por 90% do cultivo nacional da alcachofra. Tamanho destaque proporcionou à região uma variedade da flor que é produzida exclusivamente lá, a alcachofra roxa de São Roque –que ganhou uma nova cor para se adaptar bem ao clima e solo local.
Neste ano São Roque colherá bons frutos. De acordo com a Associação de Produtores de Alcachofra de São Roque, o inverno de poucas chuvas resultou no clima perfeito para o cultivo da iguaria e promete uma colheita de até 120 mil caixas, totalizando mais de 250 mil flores.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
Alcachofra no cardápio
Não tem como falar de alcachofra sem lembrar da Cantina Tia Lina. Localizado na Estrada do Vinho, o restaurante promove o melhor da gastronomia italiana na região.
Junto com a safra, o cardápio chega cheio de originalidade, especializado na flor comestível, e é composto pelos seguintes pratos: alcachofra ao alho e óleo, alcachofra recheada, coração de alcachofra, botões de alcachofra à milanesa e rondelli de quatro queijos com alcachofra.
Para uma experiência gastronômica completa, não podem faltar as sobremesas. A alcachofra em caldas e a alcachofra crocante são duas exclusividades que entram no menu em setembro e podem ser degustadas até o final da temporada, em novembro.
O restaurante conta ainda com um empório na parte externa. É possível comprar patês, antepastos e até mesmo a flor in natura.
Tia Lina
Onde: Estrada do Vinho, km 10, Canguera, São Roque
Horário: sexta, das 11h30 às 15h; sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 17h
Informações: (11) 4711-2018 ou www.cantinatialina.com.br.