Brasileiro já viajou 20 mil km de bicicleta pela América do Sul

Aventura do designer Luis Antonio da Cunha deve virar livro

Depois de passar quase três anos viajando de bicicleta pela América do Sul com apenas uma mochila e alguns equipamentos , o designer paulistano Luis Antonio da Cunha, 26 anos, agora se prepara para encarar mais um desafio: pedalar até o México.

No roteiro, Luis passará por regiões em conflito, por selvas e até vulcões ativos, percorrendo oito países.

Cicloturismo
Crédito: Arquivo pessoalO designer paulistano Luis Antonio da Cunha já pedalou 20 mil km de bicicleta pela América do Sul

“Viajar com apenas alguns pertences amarrados a uma bicicleta não é fácil, mas é uma experiência única”, diz Luis, que está em busca de patrocínios de marcas de produtos sustentáveis para essa nova etapa do projeto.

O objetivo é contar com o apoio de empresas que ofereçam produtos ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente diversos.

Para ajudar a custear a primeira etapa de viagem, Luis intercalou longos períodos de bicicleta, quando chegava a pedalar 120 km por dia, a alguns dias de descanso/trabalho nas cidades, quando aproveitava para conhecer melhor a região e ganhar algum dinheiro.

“Já trabalhei ao longo do caminho como designer, professor de surf, camareiro, barman, agricultor e na área da construção”, lembra, que é tema frequente de reportagens nas regiões onde passa e que também recebe a solidariedade da população, que abre as portas de suas casas para receber o brasileiro.

Pela América do Sul

cicloturismo
Crédito: Arquivo pessoalNos últimos 3 anos, Luis tem pedalado pela América Latina com apenas alguns pertences amarrados em uma bicicleta

Sua aventura começou em 2016, quando Luis, que é formado em desenho industrial, se deparou com um mercado de trabalho difícil e uma vida sem muitas perspectivas. Surgiu, então, a ideia de fazer essa viagem e realizar seu sonho de conhecer a América Latina.

Luis conta que abraçou a chance e, desde então, tem conhecido novas culturas em uma viagem por paisagens deslumbrantes e, ao mesmo tempo, cheia de perigos.

cicloturismo
Crédito: Arquivo pessoalNa região da Campanha Gaúcha

Depois de passar por diversas cidades e lindas paisagens do Brasil, ele avançou pelo Uruguai, cruzou a fronteira com a Argentina de leste a oeste pelos pampas e montanhas, pedalou pelo deserto do Atacama, no Chile, conheceu os impressionantes contrastes paisagísticos e sociais na Bolívia.

Regressou, então, ao Brasil pelo centro-oeste, em 2017, e pedalando por Rondônia e Acre, chegou ao Peru, país que percorreu de ponta a ponta pelas montanhas e vales amazônicos.

Na sequência, percorreu o Equador entre as montanhas andinas e o litoral, e viajou pelo ocidente colombiano, até seguir de barco para o Panamá, onde pedalou mais 120 km, totalizando 9 países conhecidos em sua bicicleta.

Depois de uma pausa em São Paulo, Luis embarca de avião com sua bike para o Panamá (onde parou sua aventura) no dia 28 de janeiro.

A aventura poderá ser acompanhada no site A vida virou um risco e pelo Facebook e Instagram.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
2
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …
6
01:38
Hostel em Tóquio tem quartos em prateleira de livros
Um hostel no Japão tem uma proposta bem diferente: fazer com que os seus visitantes durmam entre os livros
7
01:29
10 itens mais estranhos apreendidos nos aeroportos dos EUA
A lista inclui algumas peças de arte bizarras feitas com granadas (sem poder de explosão), uma foice e até um …
8
43s
The Great LEGO Race
A montanha-russa de realidade virtual é a primeira feita para crianças e conta com mini figuras de Lego, uma prancha …