Calculadora mostra valor da indenização por atrasos em voos

O fim do ano está chegando e com ele cresce a movimentação nos aeroportos. Como consequência, as chances de ter um voo atrasado ou mesmo cancelado também aumentam.

Em 2017, quase 24% dos voos no Brasil sofreram atrasos ou cancelamentos, segundo relatório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em abril, passou a vigorar as novas regras da Anac, que trouxeram mudanças na franquia de bagagem, política de cancelamento, assistência para atraso de voos, entre outros.

atrasos em voos
Créditos: Divulgação/NaoVoei

Para ajudar os passageiros lesados nessas situações e os que também não voaram por conta de overbooking, ou que tiveram a bagagem extraviada, a a plataforma NãoVoei desenvolveu uma calculadora que avalia a possibilidade de indenização aos usuários que tiveram prejuízos acarretados por problemas em viagens aéreas.

Dependendo do dano, se moral e/ou financeiro, o ressarcimento pode chegar a R$ 8 mil.

De acordo com Alexandre Dumas , um dos sócios da plataforma, os incidentes mais comuns são de longas horas de espera e cancelamentos, mas nem todos são indenizatórios, como no caso de o tempo de demora não ultrapassar quatro horas ou se a companhia aérea oferecer a assistência necessária.

Como funciona

O uso da calculadora é gratuito. Para descobrir se a reclamação é passível de compensação financeira, o usuário deve responder a cinco breves perguntas sobre o ocorrido.

Se positivo, o passageiro lesado é direcionado à rede de advogados parceiros da plataforma para dar continuidade ao processo. A resolução pode levar até quatro meses e ao final, se houver pagamento de indenização, parte do valor é destinado à NãoVoei. Caso contrário, não há cobrança pelo serviço prestado.

A indenização é calculada de acordo com as particularidades da situação. A média estimada para overbooking fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil, já atraso ou cancelamento entre R$ 3 mil e 5 mil e extravio de bagagem varia conforme a perda estimada.

Alexandre conta que a empresa já conseguiu restituir R$ 12 mil para um cliente que, em uma viagem de férias, perdeu diárias de hotel, locação de carro e ainda teve suporte e direitos negligenciados pela operadora aérea, como hospedagem e alimentação. Além de todo o desgaste emocional causado ao passageiro.

Confira aqui para acessar a calculadora.