Cidades de RS e SC registram neve e temperaturas de até -8°C ❄️❄️❄️
Além da neve, a potente massa de ar polar provocou chuva congelada em diversas cidades do Sul
Diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram neve e temperaturas abaixo de zero ao longo da noite de quinta-feira, 20, e madrugada de hoje. Árvores ficaram congeladas com água, houve geada e também sincelo, quando a neblina congela na vegetação com o frio excepcional e histórico.
Segundo levantamento da MetSul Meteorologia, a potente massa de ar polar provocou neve em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul e outras duas de Santa Catarina.
A estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Morro da Igreja (SC) registrou recorde absoluto de temperatura mínima desde o começo das medições em 2007, com -8,6°C . Em Urupema (SC), os relógios de rua marcavam -6°C na manhã de hoje.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
No Rio Grande do Sul, diversas cidades registraram um outro fenômeno: a chuva congelada –quando os pingos de água congelam ao deixar a nuvem, mas ao tocarem o chão derretem. Até mesmo Canoas, na Região Metropolitana, foi atingida.
Nas redes sociais, moradores e turistas que estão nas regiões compartilharam vídeos e fotos (veja mais abaixo).
A onda histórica de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Na terça-feira, 18, o MetSul descreveu o fenômeno como “excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”.
https://twitter.com/portiagomartins/status/1296572797473431559