Plantações em Minas Gerais ficam cobertas de gelo: ‘nem parece Brasil’

Granizo mudou a paisagem da região e deu um ar de alpes suíços a cidades mineiras

Se você fosse hoje a Minas Gerais, muito provavelmente não conseguiria reconhecer que está na terra do pão de queijo. Ou até mesmo que está em território brasileiro. Isso porque uma frente fria fez chover granizo sobre plantações do sul do estado nesta terça-feira, 18, deixando um aspecto de montanhas com neve na região.

Montanhas amanhecem com gelo em Minas Gerais
Créditos: reprodução/Twitter
Montanhas amanhecem com gelo em Minas Gerais

De acordo com relatos de moradores nas redes sociais, foram feitos registros em cidades como Andradas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Ipuiúna.

Granizo no sul de Minas Gerais dá à região ar de alpes suíços
Créditos: Alessandro Alderigi dos Reis
Granizo no sul de Minas Gerais dá à região ar de alpes suíços

O temporal de granizo durou cerca de 10 minutos e foi o suficiente pra mudar a paisagem da região. Segundo relato de uma moradora de Santa Rita de Caldas, as estradas rurais ficaram “branquinhas” por conta da quantidade de “bolinhas de gelo”. Morando na cidade há 4 anos, ela disse que nunca viu isso acontecer antes.

Mais ao sul…

Os institutos de meteorologia MetSul e Climatempo já haviam alertado no início da semana que uma frente fria poderia causar neve e chuva congelada no Brasil até o fim da semana, mas Minas não estava dentre as previsões. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o sul de São Paulo são os estados que ainda podem ver neve nos próximos dias.

A massa de ar polar vinda da Argentina vai provocar uma queda brusca na temperatura a partir de quarta-feira, 19, em quase todo o país. Em São Paulo, o frio pode chegar a níveis recordes.