Confira um roteiro de 48 horas por Évora, no Alentejo

Região é considerada o destino mais genuíno de Portugal

06/03/2018 15:14 / Atualizado em 05/05/2020 09:56

Tranquila e com patrimônio único, Évora convida os viajantes a conhecerem de perto sua riqueza multicultural e os vestígios dos povos que ali já viveram. Distante cerca de uma hora de Lisboa, o vilarejo é de fácil acesso por ônibus, trem ou carro, e possui diferentes tipos de hotéis, a maioria situados em edifícios históricos, que dão ainda mais charme à sua visita.

Para desfrutar ao máximo sua passagem pela maior cidade da região do Alentejo, confira uma sugestão de roteiro com 48 horas de atrações imperdíveis.

O templo romano de Évora é um dos mais preservados templos romanos de toda a Península Ibérica
O templo romano de Évora é um dos mais preservados templos romanos de toda a Península Ibérica

1º dia

Após se acomodar no hotel, aproveite a manhã do primeiro dia para fazer um passeio pelo encantador centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Inicie pelo cartão postal localizado no coração da cidade, o imponente Templo de Évora.

Ainda na região central, conheça o Palácio dos Duques de Cadaval e faça o tour completo pela Catedral, que leva até o telhado, onde se tem uma vista incrível. Não deixe de visitar o Museu de Évora e apreciar as lojinhas da Rua 5 de Outubro para comprar o melhor do artesanato alentejano.

Interior do Café Alentejo
Interior do Café Alentejo

Uma ótima alternativa para o almoço é o Café Alentejo, localizado próximo à Praça do Giraldo. O restaurante possui uma variada oferta de pratos da gastronomia alentejana, de dar água na boca. Depois, siga para a sinistra Capela dos Ossos, herança dos reinados de D. João II e D. Manuel I e um dos pontos turísticos mais visitados. O Museu da Marcenaria também vale a visita.

Para encerrar o dia de atividades, o destino proporciona opções para todos os gostos. Aqueles que querem relaxar com um bom jantar típico, o emblemático Restaurante Fialho é fiel à culinária alentejana em seus deliciosos pratos. Mas, se prefere cair na noite e curtir uma noitada de bons drinques, Évora tem alternativas de bares e pubs com público animado e muita diversão.

2º dia 

Para um café da manhã típico ou uma degustação das mais saborosas iguarias da cozinha local, a Pastelaria Conventual Pão de Rala é imperdível. Nos arredores, o Jardim Público é um ótimo lugar para um passeio tranquilo. Conheça ainda o Palácio de Dom Manuel, que conta parte da história dos reis portugueses, além de apresentar frequentes exposições de arte e fotografia.

O Alentejo é o destino ideal para os amantes do vinho. E, por isso, uma degustação não pode faltar em seu roteiro por Évora. A Enoteca Cartuxa oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia alentejana, com harmonizações de petiscos e os melhores vinhos da adega. Há a Rota dos Vinhos do Alentejo, que realiza provas diariamente, e tem a carta alterada a cada semana.

Aqueduto da Água de Prata
Aqueduto da Água de Prata

Para o último dia em Évora, vá até o Aqueduto da Água de Prata, que ainda é usado para abastecer os moradores, além de ser um monumento fascinante. Por todo o município é possível observar suas muralhas, sistema defensivo formado por duas cercas que correspondem a diferentes períodos. A maior e principal foi construída nos limites da cidade medieval a mando de D. Afonso IV de Portugal.