Alentejo: conheça a fascinante vila de Evoramonte

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.

Vista panorâmica do pequeno vilarejo de Evoramonte, no Alentejo

Uma dessas cidades é a pequena Evoramonte. Recheada de histórias fabulosas sobre os tempos da reconquista, o vilarejo brinda seus visitantes com muito charme, vastas planícies douradas e um belo castelo que coroa o topo da Serra D’Ossa.

O destino acaba de ser indicado na lista das ‘15 aldeias históricas mais encantadoras de Portugal’, elaborada pelo site Skyscanner.

Porta do Sol do Paço Ducal de Evoramonte
Créditos: Divulgação
Porta do Sol do Paço Ducal de Evoramonte

A apenas 26 quilômetros da cidade de Évora, a vila é dividida entre a zona baixa, onde vivem a maioria de seus habitantes, e a vila medieval, localizada no alto de uma colina de 400 metros de altitude e rodeada por muralhas. A fortificação militar é de encher os olhos e conta com quatro portas dionisinas originais: Porta do Freixo, Porta do Sol, Porta de São Brás e a Porta de São Sebastião.

Os turistas se surpreendem com o imponente castelo ou Paço Ducal de Evoramonte. Muito distinta das tantas outras edificadas na mesma época, a obra é uma reconstrução do projeto original, que foi destruído em decorrência de um terremoto em 1531. O castelo é formado por quatro torreões dispostos em formato quadrangular, que lhe dão um aspecto de baluarte militar.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Evoramonte

O local tem a sua importância na história do país, pois é onde foi assinada a Convenção de Evoramonte, documento que deu fim à Guerra Civil Portuguesa em 1834. Aproveite para ver do terraço a impressionante vista dos campos alentejanos, iluminados por um belo pôr do sol.

Os turistas se surpreendem com o imponente castelo ou Paço Ducal de Evoramonte
Créditos: Divulgação/VisitAlentejo
Os turistas se surpreendem com o imponente castelo ou Paço Ducal de Evoramonte

Ainda na vila antiga, que praticamente parou no tempo, passeie por suas pequenas ruas decoradas com casinhas brancas típicas. Muitas vezes, os rodapés e contornos de portas e janelas são pintados de amarelo ou azul, dando um colorido especial ao cenário pitoresco. Vale uma visita à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que reúne estilos gótico e barroco, além das lojinhas de artesanato na Rua Santa Maria.